Secretária Ana Dayse é homenageada no Mês da Mulher

25/03/2018 19:46

A- A+

Ascom PNUD

compartilhar:

Em reconhecimento por sua trajetória na educação pública de Maceió, a secretária municipal da pasta, Ana Dayse Rezende Dorea – parceira institucional do PNUD desde 2013 – foi homenageada durante cerimônia alusiva ao mês da mulher. A solenidade foi promovida por meio do Projeto Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) – fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Escola Superior da Magistratura de Alagoas (ESMAL), onde ocorreu a homenagem. A programação abordou o empoderamento e igualdade da mulher e homenageou oito mulheres que se destacaram no Poder Judiciário e, especialmente, nas atividades relacionas ao PCJE.

Natural do município de Pão de Açúcar, no sertão alagoano, Ana Dayse graduou-se em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL, em 1972. Posteriormente, especializou-se e concluiu Mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). Apesar das formações e especializações na área da saúde, foi com seu trabalho na educação que a médica ganhou destaque em âmbito nacional e internacional, sendo reconhecida por diversos setores e instituições da sociedade como uma grande liderança no segmento.

Trajetória

Entre 1997 a 2000, Ana Dayse foi vice-reitora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), e, devido ao seu intenso trabalho na Universidade, foi convidada para ser Secretária Municipal de Educação de Maceió, pela primeira vez, no período de 2001 a 2003. Em 2003, a comunidade acadêmica a elege Reitora da Universidade, onde permaneceu até 2011. Nesse momento, a UFAL viveu um inédito ciclo de expansão e qualificação, que resultou no aumento no número de vagas e de cursos de graduação. Ainda na Instituição, ocupou importante papel na área acadêmica e administrativa, onde, entre outras funções, foi Professora Adjunta da Faculdade de Medicina e diretora do Centro de Ciências da Saúde.

Nomeada pela ex-presidente Dilma Rousseff no dia 22 de março de 2012, a médica e professora assumiu o cargo de conselheira do Conselho Nacional de Educação (CNE) – um dos mais importantes postos na hierarquia da educação nacional. Ainda na CNE, foi Membro da Comissão para elaboração das Diretrizes Curriculares do Curso de Medicina – CES/CNE e Membro da Comissão para elaboração das Diretrizes Curriculares da Formação de Professores Indígenas – CNE. Em sua carreira acrescenta-se, ainda, a experiência de ser a Vice-Presidente da Associação Nacional Dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – ANDIFES, além de Membro da Comissão de Educação à Distância da mesma.

Em 2011, a gestora foi agraciada com a Placa de Homenagem da Pró-Reitoria Estudantil, pela decisão política de fazer da assistência estudantil um caminho de engrandecimento da vida universitária. Em setembro de 2015, durante a 14° edição do Encontro de Líderes para Desenvolvimento Integral da América Latina, realizado na Argentina, Ana Dayse recebeu do Senado Argentino a condecoração com a Distinção em Gestão, como condecoração aos mais de 20 anos de trabalhos dedicados à educação. Dois anos mais tarde, Ana Dayse foi convidada a tomar posse como membro imortal da Academia Alagoana de Educação – ACALE-AL.

Um novo desafio

No dia 2 de janeiro de 2013, a reitora honorária da UFAL foi convidada pelo prefeito de Maceió, Rui Soares Palmeira, para assumir a gestão da Educação municipal pela segunda vez, onde permanece até os dias atuais. Assim, Ana Dayse assume novamente a Semed e inicia um processo de reestruturação integral da rede. No sentido somar esforços e fortalecer parcerias para o plano, a recém-empossada secretária de educação solicitou pessoalmente ao MEC a contribuição do PNUD. Com a chegada da equipe de especialistas da ONU à Maceió, em outubro de 2013, foi feito um diagnóstico inicial com o apoio do Unicef, o que impactou na criação do Viva Escola – programa de reestruturação da rede com foco em quatro áreas: pedagógico, infraestrutura, gestão e recursos humanos.

Parceria com o PNUD

Após quase cinco anos da chegada do Programa das Nações Unidas à capital alagoana, o projetoSemed/PNUD segue apoiando a Semed, os gestores escolares e professores no debate e formação para a implementação dos currículos ampliados, assim como na reorganização e fortalecimento da gestão escolar. A parceria também produziu uma coletânia de guias e relatórios de pesquisas que contemplam todas as etapas e modalidades de ensino e norteiam o fazer pedagógico das escolas, além de contribuir para a construção coletiva da Política Educacional do Município de Maceió. Os materiais produzidos podem ser acessados e baixados gratuitamente no próprio site da Prefeitura de Maceió.

Primeira Edição © 2011