Quinta Sinfônica de 2018 é iniciada

Ao longo do ano serão realizados oito concertos

22/03/2018 13:46

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Alagoas volta ao palco do Teatro Deodoro na quinta-feira (29/03), às 20h, para dar início à série de concertos do projeto Quinta Sinfônica, em 2018. A entrada é gratuita e os ingressos estão disponíveis na bilheteria do teatro, que funciona das 14h às 18h.

 

Neste concerto, Breno Pereira, aluno do curso de Música, fará solo de guitarra, estreando sua composição ‘Serenata brasileira para guitarra e orquestra’. A Orquestra receberá também um convidado especial, o capixaba Renan Simões, que será solista no violão clássico.

 

Com regência de Débora Borges, professora do curso de Música, a Orquestra Sinfônica apresentará três peças, sendo duas delas inéditas. “Teremos duas estreias mundiais. As composições serão executadas pela primeira vez e o público alagoano conhecerá em primeira mão. Creio que também é a primeira vez que a guitarra vai fazer parte da OSU”, disse Débora.

 

O concerto começa com a peça ‘Serenata brasileira para guitarra e orquestra’, composta este ano, e solo de guitarra de Breno Pereira. Em seguida, o ‘Concerto for Lute’, de Antonio Vivaldi, com solo de Renan Simões, no violão clássico, abrilhanta a noite.

A última peça executada, também inédita, será ‘Fantasia - concerto para violão e cordas’, composta por Marcelo Rauta, em 2014, trazendo mais uma vez o solista Renan Simões.

 

O projeto Quinta Sinfônica existe há oito anos e é fruto de uma parceria entre a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal), Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Serão realizados oito concertos ao longo do ano, sempre na última quinta-feira do mês, com o objetivo de valorizar a música erudita e de incentivar a formação de plateia.

 

“É com muita alegria que damos início ao Quinta Sinfônica 2018, um projeto que deu certo, com um público cativo. Os concertos dão oportunidade aos músicos da Ufal de se apresentarem em um palco tradicional e importante, como o Teatro Deodoro e, ao público, de ter acesso gratuito à música de qualidade. Em 2017 recebemos mais de duas mil pessoas, e esperamos ter um público ainda maior este ano”, afirmou a diretora-presidente da Diteal, Sheila Maluf.

 

Primeira Edição © 2011