Secretaria promove ações no Dia Mundial da Água

16/03/2018 16:47

A- A+

Ascom SMS

compartilhar:

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado na próxima quinta-feira (22), a equipe da Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental ligada à Diretoria de Vigilância à Saúde (DVS), promove a partir da próxima segunda-feira (19), uma série de ações educativas e de fiscalização com o objetivo de alertar a população sobre a importância da preservação da água. No ano de 2018, a data tem como tema “Soluções naturais para os problemas hídricos”.

As atividades têm início com inspeção e fiscalização em empresas transportadoras de água. Já na terça-feira (20), é a vez da inspeção e fiscalização das condições da água em condomínios da capital. Na quarta-feira (21), os agentes da Vigilância em Saúde farão a fiscalização do sistema Catolé/Pratagy e na quinta uma série de palestras em escolas sobre o Dia Mundial da Água. Encerrando as atividades na sexta-feira (23), será realizada a inspeção de carros-pipa.

Segundo Alex Tenório, gerente de Vigilância em Saúde Ambiental de Maceió, as ações têm como objetivo conscientizar a população sobre os cuidados com a água. “Forneceremos orientações para a população e faremos fiscalização em locais fornecedores de água. Caso seja encontrada alguma irregularidade, os agentes farão notificação para que o problema seja resolvido, mas se for um caso reincidente será aplicada multa e o local será interditado”, explicou.

Ainda dentro das atividades do Dia Mundial da Água, o gerente de Vigilância em Saúde Ambiental da SMS, Alex Tenório participará, no período de 17 de março a 23 de março do Fórum Mundial da Água em Brasília. Na ocasião serão mostrados como é feito o trabalho de tratamento de água em Maceió e a importância do reuso da água para evitar desperdícios.

O Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), pela resolução A/RES/47/193 de 21 de fevereiro de 1993, determinando que o dia 22 de março seria a data oficial para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra.

A água limpa e potável é um direito humano garantido por lei desde 2010, de acordo com ONU. Mesmo o planeta Terra sendo constituído aproximadamente 70% de água, apenas 0,7% de toda a água do mundo é potável, ou seja, adequada para o consumo humano.

Primeira Edição © 2011