Teatro promove inclusão de crianças e adolescentes

15/03/2018 15:27

A- A+

Ascom Semas

compartilhar:

A inclusão social por meio de atividades educativas e culturais é um dos objetivos dos núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Nesta quinta-feira (15), crianças  e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) /Lar São Domingos, localizado no bairro de Mangabeiras,  fizeram a apresentação da peça Regras de Convivência para crianças e professores da unidade.

As atividades do grupo de teatro acontecem semanalmente na unidade. De acordo com  o professor de arte cênicas, Abimael Melo, além de trabalhar o texto, o objetivo com o grupo é  mostrar o talento dos alunos e despertar o gosto pelo teatro. “ A  peça fala sobre regras de convivência no ambiente escolar. Retratamos algumas questões que acontecem na sala de aula, como comportamento entre alunos e professores. É um trabalho lúdico, em que refletimos coisas que acontecem  no dia a dia e mostramos para eles que respeitar a individualidade de cada um é o melhor caminho”, explicou.

O tema regras de convivência também foi abordado com as crianças em sala de aula pela educadora social Nayara Souza. “Mostramos para as crianças de forma lúdica como elas podem ter uma boa convivência tanto na escola como em casa. Semanalmente desenvolvemos temas e realizamos oficinas de acordo com  a faixa etária de cada um e com o plano de atividades do SCFV”, ressaltou.

Andressa Souza de 11 anos faz parte do Serviço do Convivência e do grupo de teatro. “Gosto muito de participar de todas as atividades do Serviço de Convivência especialmente de fazer as aulas de teatro. Com essa peça aprendi que não devo fazer bagunça na escola e que devo ser uma menina comportada”, disse.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos/Lar São Domingos atende crianças e adolescentes entre 6 e 16 anos . Em Maceió, existem núcleos do Serviço de Convivência que atendem meninos e meninas nos Centros de Referência de Assistência Social, nas unidades Juvenópolis, Lar São Domingos e Caic Ufal.

Além das atividades desenvolvidas com as crianças e adolescentes, os familiares e a comunidade também são orientados sobre lições sociais que objetivam fortalecer vínculos entre eles e prevenir a ocorrência de situações de exclusão social e de risco, em especial a violência doméstica e o trabalho infantil. Diariamente, nessas unidades acontecem atividades socioeducativas, culturais, esportivas e de lazer.

Primeira Edição © 2011