Revista técnica AmbientAL é lançada

15/03/2018 15:24

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) lançou, na manhã desta quinta-feira (15), a primeira edição da revista AmbientAL. A publicação reúne trabalhos técnicos sobre a biodiversidade existente em território alagoano.

Durante o lançamento, o presidente do Desenvolvimento Econômico da Fapeal, Fábio Guedes, ressaltou a importância desse tipo de trabalho, principalmente porque só existem outros 14 periódicos desse tipo em Alagoas.

Para Gustavo Lopes, diretor-presidente do IMA/AL, essa é mais uma conquista importante, especialmente para todo o cenário acadêmico alagoano. Durante sua fala, ele explicou como fazer para consultar as instruções para recebimento de manuscritos que deverão compor a segunda edição.

Um hotsite da revista já está no ar e pode ser acessado por toda a população. Lá é possível baixar o documento com as instruções para o recebimento dos manuscritos para a segunda edição da revista, bem como fazer o download da versão digital da AmbientAL. O endereço do hotsite é o www.ambiental.ima.al.gov.br.

A revista pretende preencher uma lacuna existente, com a reunião de informações e estudos produzidos a partir de temas relacionados a meio ambiente no Estado. Até o ano de 2017, ainda não havia sido publicado um periódico que, ao mesmo tempo, pudesse reunir manuscritos – artigos teóricos, resenhas de livros, teses ou dissertações, relatos de experiências de pesquisa ou estudos de casos em Alagoas – e disponibilizar o conteúdo para um número maior de pessoas, colaboradores ou não do órgão.

O prazo para recebimento de manuscritos segue até o dia 15 de junho. A participação é aberta para qualquer pessoa, desde que o trabalho esteja localizado dentro do Estado e da temática da revista.

A solenidade de lançamento da revista técnica AmbientAL reuniu na sede do IMA/AL representantes de instituições de ensino superior, como o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Tiradentes (Unit), Universidade Norte do Paraná (Unopar), é de órgãos como a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), Conselho Estadual de Meio Ambiente (Cepram) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

Primeira Edição © 2011