Prefeitura viabiliza acesso de jovens ao mercado de trabalho

10/03/2018 10:00

A- A+

Ascom Semtabes

compartilhar:

A parceria entre a Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), a AlmaVivA do Brasil e o Instituto Crescer tem viabilizado a inserção de jovens no mercado de trabalho. A empresa parceira da Prefeitura de Maceió já contratou mais de 7 mil trabalhadores. Do total, cerca de 75% conseguiram o primeiro emprego por meio do processo de seleção.

O jovem Arthur Artânio é um dos participantes do curso de qualificação por meio da parceria. Aos 19 anos, ele iniciou a busca por um trabalho com carteira assinada. “Assim que concluí o Ensino Médio, pensei: ‘e agora, como vai ser?’. Eu não tinha nada no currículo e inicialmente, foi complicado. Mas quando surgiu a oportunidade de participar do processo seletivo da empresa, eu participei e fui selecionado”, conta Arthur.

O diretor do Trabalho e Emprego da Semtabes, Paulo Marinho, explica  que durante o processo de seleção, foi observado o crescimento do número de pessoas que procuram a primeira oportunidade no mercado de trabalho. “Aqui, recebemos muitas pessoas com experiência e muitos jovens de primeiro emprego. Isso os ajuda a ter sua primeira renda, aumentar a renda da sua família ou a ir em busca dos seus sonhos”, atenta Marinho.

Além da oportunidade de entrar no mercado de trabalho, quem é aprovado nas seleções, participa da capacitação por meio do Instituto Crescer, na área de telemarketing. O trabalho desenvolvido pelo centro de formação vai além da qualificação profissional, atuando também na formação social dos jovens.

“Nosso papel é ser um condutor para que eles alcancem seus objetivos. A maior parte dos cursistas é formada por  jovens de primeiro emprego. Por isso, o processo que realizamos aqui é ensiná-los a dar os primeiros passos, ajudar na formação deles. O que queremos é que eles consigam ter um bom desempenho e sucesso profissional quando forem certificadas pelo Instituto”, explica o coordenador do Crescer em Maceió, Arnaldo Faustino.

Arthur Artânio, que já participa da qualificação no Instituto Crescer, conta que sente mais confiança para conseguir espaço no mercado de trabalho. “Eu gosto de desafios. Quando soube da oportunidade de trabalhar e realizar o processo seletivo e agora chegar até aqui, senti um ânimo a mais para a minha carreira profissional. Mesmo que eu não consiga passar pela última fase da AlmaVivA, a qualificação vai ser algo muito bom para meu currículo”, afirma.

Processo de seleção

Para participar do processo seletivo, é preciso fazer a prova para atendente de telemarketing da empresa AlmaVivA do Brasil. O perfil exige Ensino Médio completo, ter mais de 18 anos e ter residência em Maceió. São aplicadas provas de português, matemática, informática e redação.

As seleções ocorrem por agendamento no Sine Municipal, na Rua Barão de Anadia, ao lado da estação ferroviária. O posto de atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Mas informações: 3315-6205.

Primeira Edição © 2011