Canaã comemora programa na comunidade

Outras dez grotas já foram contempladas em Maceió

10/03/2018 09:56

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

A mudança começou lá atrás, em março de 2016, quando o programa Vida Nova nas Grotas chegou à comunidade do Canaã. No início, apenas por meio de obras estruturantes, os moradores não imaginariam que a presença de infraestrutura faria tanta diferença em suas vidas. Hoje, um ano depois da entrega dos serviços de mobilidade na região, eles continuam colhendo os resultados positivos destas melhorias no seu cotidiano.

“Nossa vida mudou totalmente! Nunca pensamos que um dia tudo isso seria possível. O que parecia simples para muitos, para nós não era, nada chegava para nós, era como se a gente não tivesse direito a receber uma carta em nossa casa ou precisar de um socorro. A ambulância não tinha como chegar à porta das pessoas. Até um móvel que comprávamos, tínhamos que dar o endereço de um familiar para depois ir buscar. Era uma complicação. Graças a Deus isso mudou e agora nós hoje somos vistos pelo governo, como não acontecia antes”, explicou sorridente dona Marilda da Silva, moradora da grota do Canaã há 23 anos.  

“Antes minha neta não podia brincar na rua. Isso aqui era cheio de lama, com muitos buracos e o risco de cair e se machucar era grande. Hoje não precisamos mais nos preocupar com isso. É um alívio!”, comemorou a moradora, que tem uma neta de dois anos.

A grota do Canaã é uma das 31 comunidades que estão atendidas até o momento pelo Governo de Alagoas. Só em 2017, outras nove tiveram os serviços concluídos. No total, já são dez grotas inauguradas e 20 com serviços sendo executados.

Na grota do Canaã foram construídos de 143 metros de escadarias, 12 metros de pontilhões, 715 metros de passeios, 2.061 metros de corrimãos, 690 metros de meio-fio, 291 metros de muros de contenção e 85 metros de canaletas, por meio da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), pasta responsável pela execução das melhorias em mobilidade urbana.

 “O sentimento não podia ser outro, estamos muito orgulhosos e, sobretudo, entusiasmados com as transformações que o programa tem garantido a estas famílias. É a partir de pequenas ações como essas que aos poucos vamos conseguindo levar melhorias de infraestrutura e mobilidade aos moradores das grotas de Maceió”, declarou Mosart Amaral, secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano.

Parceria internacional

Em junho de 2017, o Vida Nova nas Grotas ganhou ainda mais força e reconhecimento internacional com a parceria entre o Governo de Alagoas e o Programa Nações Unida para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). O ONU-Habitat chegou a Alagoas com o intuito de levar ainda mais benefícios não só em mobilidade urbana, mas também por de ações nas áreas de esporte e lazer, empreendedorismo, saúde e prevenção à violência.

Primeira Edição © 2011