0800 contribui para o trabalho com população de rua

10/03/2018 09:58

A- A+

Ascom Semas

compartilhar:

Por meio do número 0800 284 8048, a população entra em contato diretamente com o Centro POP, que irá direcionar uma das equipes de Abordagem Social da Semas para o acolhimento de pessoas em situação de rua e encaminhamento para um dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) mais próximo da região onde ela foi encontrada.

A coordenadora de Abordagem a Pessoas em Situação de Rua, Priscila Guimarães, destaca a importância do repasse de informações sobre a população de rua para que, assim, o poder público possa fazer sua parte e trabalhar para regatar o projeto de vida delas. “Por mais que as pessoas queiram doar e ajudar, a forma mais consistente de retirada da pessoa da situação de rua é através dos programas e serviços ofertados pela Prefeitura de Maceió. Com a assistência que é oferecida, podemos tirá-lo dessa situação vulnerável e direcioná-lo para diversas opções de reintegração pessoal e social em comunidade, como os abrigos, Creas, Centros Pop, além dos diversos auxílios que eles podem receber”, disse a coordenadora.

Após o encaminhamento para um dos Centros de Referência Especializados, a pessoa em situação de rua recebe atendimento e é direcionada aos programas e serviços que contribuam para a saída das ruas de forma consistente, como retirada de documentos, inscrição em benefícios sociais ou até mesmo reinserida no seio familiar.

No ano de 2017, a Semas conseguiu inserir 148 famílias em situação de rua no Programa Habitacional do Município, o que reflete o trabalho de sucesso dos profissionais que se dedicam diariamente à reconstrução do projeto de vida deles. Este ano, as cinco equipes de Abordagem Social de Maceió lutam para que a orientação e conscientização sobre as políticas públicas sejam direcionadas para os que precisam.

Os Centros POP estão abertos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Eles estão localizados na Avenida da Paz, 1002, no bairro do Jaraguá, e na Avenida Tomás Espíndola, número 86, Farol. As ligações para o 0800 284 8048 são gratuitas.

Primeira Edição © 2011