Abalo sísmico registrado em Maceió foi o primeiro desde 1954

Ano é referente ao início dos registros de tremores em Alagoas pelo Centro de Sismologia da USP

06/03/2018 11:56

A- A+

Agência Tatu

compartilhar:

O tremor sentido por diversos maceioenses no último sábado (3) foi o primeiro abalo sísmico registrado na capital alagoana nos últimos sessenta anos. Um mapeamento realizado pela Agência Tatu reuniu dados das ocorrências em Alagoas que foram contabilizadas pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) e pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), de 1954 a março de 2018.

O levantamento mostra que, neste período de tempo, foram 41 registros de abalos sísmicos no território alagoano, em diversas regiões do estado, sendo os maiores deles, de 3,4 graus na escala Richter, nos municípios de Junqueiro (1972) e São Brás (2006). Confira todos os pontos de ocorrências no mapa abaixo e veja os detalhes de cada caso clicando sobre os ícones:

 

Com 2,5 de magnitude, o tremor de terra que aconteceu em Maceió foi detectado pelo radar da UnB, às 17h30, enquanto o centro da USP identificou um abalo de 2,4 graus, exatamente no mesmo horário, na cidade de Satuba.

Apesar das diferentes localidades, os registros correspondem ao mesmo evento. De acordo com a geóloga Rochana Andrade Lima, os abalos acontecem devido a processos estruturais ligados a geologia da área. “É como se fosse um dominó fora do lugar. Aconteceram esses abalos e, com isso, a estrutura de cima do solo colaptou, gerando, inclusive, as fissuras nas estruturas das casas”, explica a professora do Centro de Tecnologia (Ctec) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Rochana esclarece que as características geológicas da região na qual Alagoas está inserida explica os tremores. “Estamos numa bacia sedimentar então o comportamento é diferente. Quando temos rocha sedimentar temos variações […] Nunca tínhamos sentido [os abalos] aqui em Maceió, mas isso não quer dizer que não aconteceu em intensidades menores”.

Para a especialista, mesmo tendo causado susto nos habitantes da capital, o tremor é considerado um “pequeno abalo” devido à sua magnitude e não deve ser chamado de terremoto, pois estes casos só são considerados quando atingem uma escala mais elevada.

Se comparado ao maior terremoto já registrado em local habitado do mundo, ocorrido no Chile, com 9,5 graus, o tremor sentido em Maceió teve força 10 milhões de vezes menor. Isso porque a escala Richter mede a energia liberada em terremotos em uma escala logarítmica, ou seja, em fatores de 10.

O gráfico abaixo compara a intensidade do tremor ocorrido em Maceió com abalos acontecidos no Brasil de até 3,5 graus. A comparação com tremores de magnitude maior não foi possível devido à grande diferença de proporção entre eles, que não seria visível na imagem.

O coordenador da Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos, informa que o órgão é responsável por fazer os primeiros atendimentos ao ser chamado pela população, mas que a esfera nacional já foi acionada para investigar os abalos que aconteceram na capital alagoana.

“Nós estamos aguardando que os órgãos federais se pronunciem. Temos cobrado isso com frequência, até com técnicos do Serviço Geológico do Brasil, a CPRM, que é um órgão nacional que trata dessa parte de solo e mineração. Eles ficaram de nos enviar os relatórios referente a gravidade do que houve e a necessidade de mandar técnicos para realizar mais estudos”.

Para a professora Rochana, é necessário que estudos sejam realizados para afirmar com precisão as razões e riscos de novas ocorrências, sendo muito importante a parceria com a CPRM. “Não é um processo geológico novo, mas é novo numa área urbana que nunca tinha tido nada. Então é inconsequente você apresentar algum parecer definitivo. Tem que se fazer mais investigações para chegar a um consenso, por meio de maiores estudos, com o levantamento geofísico”, destaca a especialista.

Agreste lidera em quantidade

Com o recorte do levantamento por região do estado, o Agreste aparece com o maior número de registros de abalos sísmicos, com um total de 18 casos. O município que faz com que a região se destaque no radar dos observatórios da USP e UNB é Limoeiro de Anadia, que contabilizou 11 das ocorrências, todas no ano de 2016. Apesar da quantidade chamar a atenção, os tremores no município não chegaram aos 2 graus.

A geóloga explica que esses fenômenos acontecem mais naquela região justamente pela presença de aspectos que facilitam a presença dos pequenos abalos. “Ali temos falhas tectônicas mais expostas na superfície. No caso, algumas falhas geológicas daquela região acontecem pela presença de acomodações”.


DADOS ABERTOS – Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:

Primeira Edição © 2011