Glaucoma: Saúde prorroga recadastramento

05/03/2018 18:02

A- A+

Ascom SMS

compartilhar:

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prorrogou, até a próxima sexta-feira (09), o recadastramento para os pacientes que fazem o tratamento de glaucoma em Maceió. Nesse final de semana, o órgão realizou um mutirão, quando foram distribuídas 800 fichas por turno, em oito unidades, uma por cada Distrito Sanitário. A ação tem como objetivo recadastrar 12.800 pessoas.

Com atendimento realizado de 8h às 12h e de 13h às 17h, foram atendidas 3.610 pessoas, nas oito Unidades de Saúde. Até agora, 5.537 pacientes realizaram o recadastramento, das 15 mil pessoas cadastradas no Programa de Tratamento do Glaucoma pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os demais pacientes serão atendidos ao longo da semana.

De acordo com o diretor de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria da SMS, Deraldo Lima de Souza, a ideia é dar conhecimento à Defensoria Pública, ao Ministério da Saúde, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e aos órgãos controladores sobre o quantitativo de pacientes que realizam o tratamento de glaucoma em Maceió.

“Infelizmente, como nem todas as clínicas cumpriram o acordo, por isso, pensamos em realizar o mutirão dessa forma, com atendimento nos oito Distritos de Saúde de Maceió, pois não tínhamos as condições necessárias para manter esse recadastramento somente no PAM Salgadinho para não prejudicar a assistência aos pacientes de lá”, informou Souza.

A paciente Sávia Ferreira, de 25 anos, compareceu ao USF Pitanguinha no sábado para fazer o recadastramento. Ela foi diagnosticada com o problema ainda criança e realiza o tratamento há cinco anos. “O atendimento foi super rápido e excelente. A fila estava organizada e, apesar de ter muita gente e da chuva também, consegui pegar uma ficha e logo ser atendida”, disse.

Nesta primeira etapa, passarão pelo recadastramento os pacientes residentes em Maceió. O atendimento continua a partir desta terça-feira (05), no PAM Salgadinho, e é necessário levar o CPF, RG, Cartão do SUS e comprovante de residência.

Primeira Edição © 2011