Shopping de São Paulo retira corujas de exposição

01/03/2018 12:37

A- A+

Veja São Paulo

compartilhar:

A exposição inspirada em Harry Potter no Shopping Eldorado mal estreou e já vem causando polêmica. A ativista Luisa Mell denunciou nesta quarta (28) a utilização de corujas vivas em uma das salas do evento.

Seis animais ficam lá durante todo o funcionamento da exposição, das 10 às 22 horas, e são atados por um cabo de 1 metro de comprimento fixado a uma das patas. Luísa pediu que os seus seguidores do Instagram fizessem uma reclamação ao shopping.  “Isso é crime, isso é crueldade”, escreveu.

Após a repercussão, o shopping decidiu suspender o uso dos animais. Uma equipe do Ibama foi até o local para verificar as condições dos animais e a documentação da empresa responsável pelo tratamento.

anim-1© Veja SP anim-1

coruja-1© Instagram coruja-1

Outro lado

A organização da exposição fica por conta da Animal Legal, empresa especializada no treinamento de bichos para eventos e gravações. Procurada, a empresa negou que os animais sofram quaisquer tipos de maus-tratos. “Uma coruja fica no mesmo lugar até ver a presa, come e continua parada por até vinte horas, digerindo”, explica o treinador e proprietário Wagner Ávila.

Segundo ele, os animais são alimentados antes da abertura da exposição chegam ao local do evento dormindo. Lá, ficam atados a um cabo. “Se a coruja está ‘amarrada’ como ela [Luisa] diz, então o cachorro que passeia de coleira também está amarrado”, completa.

Em nota, o Shopping Eldorado informou que a presença das corujas foi suspensa “até que todos os fatos sejam esclarecidos” e que a denúncia está sendo apurada junto à Animal Legal. “Reforçamos ainda que o shopping exige o cumprimento de todas as normas do Conselho Federal de Medicina Veterinária”

Leia na íntegra:

“Informamos que, após apuração da denúncia dos maus tratos com animais pelo responsável da exposição ‘Casa dos Bruxos’, as corujas foram retiradas e não voltarão a participar do evento do Shopping Eldorado. Esclarecemos que o shopping se comprometeu ainda em aumentar a rigidez da sua fiscalização em eventos próprios ou de terceiros nas dependências do empreendimento e reforçamos que o Eldorado não autoriza ou apoia exploração animal, maus tratos ou qualquer conduta que não condiz com os valores praticados pela empresa”

Primeira Edição © 2011