Excesso de velocidade é a infração mais cometida em Maceió

25/02/2018 11:36

A- A+

Ascom SMTT

compartilhar:

De acordo com um levantamento feito pelo setor de estatísticas de trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), dirigir acima da velocidade permitida foi a infração mais registrada em 2017 na cidade de Maceió, tendo cerca de 30 mil casos com excesso de 20% até 50% da velocidade sinalizada na via, durante o decorrer do ano.

Outros 1.972 veículos foram flagrados trafegando em velocidade 50% acima do permitido. De acordo com o artigo 218 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a infração é considerada gravíssima e, além de pagar uma multa no valor de R$ 880,41 (aplicando o fator multiplicador em três vezes), o condutor ainda perde imediatamente o direito de dirigir e tem a Carteira de Habilitação apreendida.

Transitar na faixa exclusiva para ônibus também encabeça a lista de infrações registradas no ano passado. Mais de 20 mil veículos foram autuados por descumprir o artigo 184 do CTB, que proíbe a circulação na faixa da direita regulamentada para uso exclusivo de determinado veículo.

O avanço de sinal vermelho resultou em 6.700 autuações. A infração é bastante recorrente no trânsito, sendo a maior causa de colisões transversais. As multas de estacionamento não ficaram de fora. Quase 10 mil veículos foram flagrados estacionados em local ou horário proibido especificamente pela sinalização e outros 5.400 estacionados no passeio público.

As estatísticas coletadas pela SMTT servem como fomento para a criação de campanhas educativas, melhorias e ações para combater as principais causas de acidentes no trânsito, assim como, construir um cenário favorável de mobilidade urbana.

Primeira Edição © 2011