Nutricionistas da Rede de Ensino participam de curso

22/02/2018 17:13

A- A+

Ascom SMS

compartilhar:

Nesta quinta-feira (22), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), deram início a um curso de atualização e qualificação profissional para nutricionistas da Rede Municipal de Ensino. A capacitação, que tem como objetivo trabalhar o papel do nutricionista na Atenção Básica, ocorreu no auditório da SMS, no Centro.

Segundo a coordenadora de Alimentação e Nutrição da SMS, Elizângela Lemos, a ação busca alinhar as ações promovendo a integração também com a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau). “Esse curso objetiva o fortalecimento das ações de nutrição em promoção à saúde a fim de prevenir doenças crônicas, que estão aumentando”, ressaltou.

O encontro foi iniciado com a apresentação da equipe e do curso intitulado “Alimentação e Nutrição na Atenção Básica”, além disso, o público recebeu informações referentes às políticas públicas, para orientar e fortalecer as ações de Alimentação e Nutrição,  quando foram tratados os seguintes temas: Política Nacional de Alimentação e Nutrição; Política Nacional de Atenção Básica; e a Política Nacional de Promoção a Saúde. Em seguida, a programação contou com a primeira parte da oficina de planejamento em Alimentação e Nutrição na Atenção Básica.

A ação é promovida pela Gerência de Promoção e Educação em Saúde (GPES/DVS) e pela Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança e do Programa de Alimentação e Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e também pela Faculdade de Nutrição da Ufal, em parceria com Semed.

A coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE) e nutricionista que atua no GPES/DVS, Adriana Paffer, explicou que o curso também busca melhorar a alimentação e a saúde no espaço escolar, fortalecendo ainda mais a nutrição como forma de diminuir o sobrepeso, principalmente nas crianças.

Segundo Leiko Asakura, docente da Faculdade de Nutrição da Ufal, a instituição está trabalhando com a equipe de nutricionistas em busca de promover uma troca de experiências também com a sociedade. “O ganho, com o fortalecimento dessas ações, é para as pessoas que já trabalham com alimentação e nutrição, para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e para a Ufal”, explicou.

A professora ressaltou que com a organização do serviço de saúde, a Ufal ganha mais um espaço em que seus alunos e estagiários possam utilizar para adquirir mais experiência, pois durante o processo de aprendizagem é de suma importância que eles entrem na rede SUS e possam conviver com as pessoas da área.

O calendário do curso segue até o mês de abril, promovido às quintas-feiras (exceto dia 1 de março), e está dividido em duas partes, sendo a primeira uma capacitação teórica e, a segunda, a organização do planejamento de ações em alimentação e nutrição.

Primeira Edição © 2011