IronMan: competidores de Maceió disputam mundial

21/02/2018 15:29

A- A+

Ascom Semelj

compartilhar:

No ano passado, a cidade de Maceió foi palco do maior evento de triathlon da América Latina e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Semelj), foi uma das incentivadoras. O IronMan 70.3 foi realizado, pela primeira vez em Alagoas, na Praia de Pajuçara, em agosto de 2017.

Na modalidade IronMan 70.3, os percursos são distribuídos em três fases: 1,9km de natação, 21,1km de corrida e 90km de ciclismo, totalizando 113km de prova. Ao fim da competição, os 30 primeiros competidores amadores foram classificados para o Mundial IronMan 70.3 que será em Nelson Mandela Bay, na África do Sul.

O mundial está marcado para os dias 1 e 2 de setembro. José Baptista Santos Neto é um dos maceioenses que conseguiu a classificação para competir na África. Ele explica que o interesse pelo triathlon surgiu aos 32 anos. “Comecei a correr com 30 anos, de lá para cá senti a necessidade de fazer ciclismo e natação, de forma separada. Logo depois tive a oportunidade de conhecer o triathlon e desse em dia então me encontrei no esporte”, afirmou.

Atualmente com 39 anos, o esportista é conhecido como Tuca Baptista entre os amigos. Segundo ele,  a parte mais difícil do esporte são os treinos de alta intensidade. “Praticamente abri mão da vida social, saídas noturnas, barzinhos e festas. Minha vida agora é bem mais regrada em relação ao sono e alimentação, pois são fatores importantes para a recuperação dos treinos intensos”, disse Tuca.

Faltando sete meses para o mundial, Tuca diz que está confiante, mas não descarta a possibilidade de ter ótimos atletas na competição. “Acredito que minha forma física e meu psicológico estão trabalhando em conjunto e isso me deixa muito confiante. Entretanto, não posso deixar de considerar que será uma prova mundial e o nível dos competidores será altíssimo”, conta.

Maceió é destaque

Segundo o site oficial do IronMan Brasil, Maceió foi votada para ocorrer a segunda edição do evento e já tem data certa para a próxima competição, no dia cinco de março. Os 30 atletas classificados terão vaga para disputar o IronMan 70.3 2019 em Nice, na França.

Primeira Edição © 2011