PC prende sete, resgata reféns e recupera carga

20/02/2018 15:35

A- A+

PC-AL

compartilhar:

Policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), sob o comando da delegada Maria Angelita, deflagraram na madrugada desta segunda-feira (19) uma operação policial de combate a roubo de cargas, que resultou na prisão de sete pessoas, na apreensão de três veículos e dois caminhões;  uma carga de medicamentos avaliada em aproximadamente R$ 4 milhões foi recuperada, e dois reféns resgatados.

De acordo com a delegada Maria Angelita, a ação se deu após um trabalho de investigação exaustivo que durou mais de quatro meses, onde a equipe da DRFVC fez um trabalho de monitoramento das principais rotas e locais em que essa quadrilha atuava.

“No momento em que verificamos que os criminosos estavam agindo e que os caminhões roubados estavam sendo levados para dentro das canas, acionamos toda a equipe e fizemos a abordagem”, contou a delegada.

A operação contou com o apoio de policiais civis da Gerência de Polícia Judiciária da Região 1 (GPJ-1).

Segundo os policiais, dois caminhões carregados de medicamentos foram abordados nas imediações da cidade de São Miguel dos Campos pela quadrilha no domingo (18), por volta das 16 horas, e levados para um local de difícil acesso, localizado no município de Roteiro, onde estavam realizando o transbordo da carga.

Em depoimento, o motorista de um dos caminhões, de 44 anos, relatou que os criminosos fizeram a abordagem no momento em que ele estava chegando em um posto de combustíveis.

“Eles estavam armados e foi muito rápido. Pediram para eu ir em direção a cidade de Pilar, onde paramos, e, sob muitas ameaças, mandaram que eu informasse à seguradora que iria fazer outra parada”, detalhou o motorista.

O motorista, que saiu de São Paulo com destino a Pernambuco, contou ainda que os criminosos mantiveram ele e o outro motorista, do segundo caminhão, como reféns no mesmo local onde eles estavam transferindo a carga para outros veículos.

“Os policiais civis chegaram rapidamente no loca,l anunciando que era a Polícia e mandando que todos deitassem no chão, teve uma troca de tiros, informamos que éramos reféns e, graças a Deus e ao trabalho desses guerreiros, estamos vivos,” falou emocionado um dos reféns.

A delegada disse ainda que parte da quadrilha conseguiu se evadir pelo canavial, mas a carga foi recuperada e os carros utilizados para dar apoio a ação criminosa – um Fiat Bravo, uma Hilux e um Fox,  além de dois caminhões utilizados para o transbordo da carga roubada foram apreendidos.

Os policiais também encontraram um aparelho chamado “jammer” utilizado pelos criminosos para bloquear o sinal de telefones celulares e impedir que o sinal dos caminhões chegue até o satélite das empresas de segurança que monitoram o veiculo.

“Como esse aparelho tem a função de bloquear a frequência da emissão do rastreador com a central, o caminhão deixa de ser rastreado podendo mudar de rota e ser ocultado”, relatou o chefe de operações da DRFVC.

Os sete presos foram encaminhados para a sede da DRFVC e autuados pelo crime de receptação. A delegada Angelita disse também que a investigação continua com o objetivo de prender os outros criminosos.

Primeira Edição © 2011