Criança Feliz capacita com método desenvolvido pelo Unicef

Supervisores são responsáveis por transmitir a metodologia aprendida aos visitadores que trabalharão diretamente com famílias cadastradas

19/02/2018 15:12

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Foi aberto nesta segunda-feira (19), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, o curso de Cuidados para o Desenvolvimento da Criança (CDC) voltado a supervisores do Programa Criança Feliz. As capacitações seguem até sexta-feira (23).

O secretário de Edstado da Assistência e Desenvolvimento Social, Fernando Pereira, afirmou, durante a abertura do evento, que o Governo de Alagoas está empenhado em promover ações pontuais e programas que valorizem a primeira infância, um exemplo disso são as atividades do Criança Feliz e o Programa Primeira Infância, desenvolvido pela primeira-dama do Estado, Renata Calheiros.

“No último ano, muitas atividades para o fortalecimento da seguridade e assistência social, em especial da primeira infância, foram promovidas pelo Estado, pois acreditamos que o melhor investimento que podemos fazer, é voltado ao futuro dos pequenos alagoanos. O Programa Criança feliz vem para complementar o papel da Seades nessa luta, por meiom dos assistentes sociais que darão orientações de como criar as crianças em melhores condições, promovendo um desenvolvimento mais saudável da sociedade”, disse.

O método de Cuidados para o Desenvolvimento da Criança (CDC) foi desenvolvido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), sendo utilizado em famílias de perfis diferentes, incluindo aquelas em situação de pobreza e extrema pobreza, com crianças mal nutridas, abaixo do peso, com deficiência e/ou em situação de risco.

Após a etapa de capacitação, os supervisores irão repassar a metodologia aprendida aos visitadores, que deverão trabalhar o encorajamento da família ou cuidadores, responsáveis diretos pela criança, para que desenvolvam as atividades e ampliem a capacidade de interagir e de lidar com as necessidades das crianças.

Adesão 

Até o momento, 83 municípios já aderiram ao programa. Este número pode chegar a 96, caso os municípios considerados elegíveis pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) preencham o Termo de Aceite até o mês de junho, novo prazo dado pelo órgão federal. 

“Depois do preenchimento do termo de adesão, a participação no Programa Criança Feliz deve ser aprovada no Conselho Municipal de Assistência Social. A prefeitura deverá elaborar ainda um diagnóstico regional e um plano de ação para o município, que deverá explicar como serão realizadas as visitas domiciliares”, explicou a coordenadora do estadual do programa, Kaliny Keyse.

Primeira Edição © 2011