Portugal adota panfleto de segurança produzido pelo CBMAL

Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático utiliza material como referência em âmbito nacional e internacional

08/02/2018 15:19

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

O material gráfico produzido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) com dicas de segurança e prevenção para o verão 2018 foi elogiado pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) e adotado como referência por órgãos similares em Portugal.

A importância da divulgação das informações foi ressaltada pelo presidente da Sobrasa, coronel Szpilman, que lembrou que a prevenção é o melhor meio de salvar vidas. “O afogamento representa mais de 95% das ações dos guarda-vidas nos ambientes aquático. Este folder do CBMAL aborda exatamente essa questão fundamental na segurança aquática: melhor prevenir do que ter de tratar, pois poucos se recuperam desta tragédia. Prevenir é salvar”, declarou.

A iniciativa do CBMAL nasceu a partir da necessidade sentida após a pesquisa realizada pelo grupo constituído pela major Elaine Monteiro, capitão Themisson e cabo Guimarães, de ter mais um meio de fazer a divulgação das dicas de segurança e prevenção contra afogamentos. Não será feita a distribuição aleatória nas praias para evitar descarte de material e a poluição do meio-ambiente. Os hotéis e escolas são pontos estratégicos para distribuição devido ao grande fluxo de pessoas. Além disso, as crianças se tornam agentes multiplicadores de informações em seus círculos sociais.

Segundo o capitão Themisson, do Grupamento de Salvamento Aquático (GSA), as dicas vão além das praias na época do verão. “Muitas pessoas acham que só há ocorrências de afogamentos nas praias, mas também temos muitos casos em rios, lagos e até piscinas, o folder traz dicas de segurança em qualquer meio aquoso, em qualquer época do ano”, explicou.

O material informativo contém medidas de prevenção, dicas de como agir em caso de afogamento, tanto seu quanto de outra pessoa, e o suporte básico de vida após o ocorrido. Por fim, apresenta dicas de segurança e algumas curiosidades sobre o assunto.

Os panfletos foram confeccionados por meio da parceria entre o GSA e a Assessoria de Comunicação do CBMAL. Já a análise do conteúdo foi feita pela Sobrasa. Além desse projeto, o CBMAL trabalha com a prevenção por meio do Projeto Golfinho, da sinalização por bandeirolas e a abordagem pessoal que os guarda-vidas fazem nas praias.

Para o Major Bruno, comandante do GSA, “os panfletos são ferramentas importantes de conscientização e ajudarão muito o grupamento nas ações preventivas”.

Nesta sexta-feira (8), a equipe de pesquisa juntamente com o major Bruno e o subcomandante BM coronel Paulo Marques, estarão reunidos com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, para apresentar os resultados do trabalho e solicitar a parceria da Sedetur para ações estratégicas, visando minimizar os índices de óbitos por afogamento em Alagoas, que, em 2017, chegou a 142 óbitos.

Primeira Edição © 2011