Maceió supera meta da ONU para redução de mortes no trânsito

29/01/2018 15:43

A- A+

Ascom SMTT

compartilhar:

A cidade de Maceió foi a primeira capital do Brasil a bater a meta pactuada em 2010, no Plano Global com a “Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2011-2020)”, pela Organização das Nações Unidas (ONU). A proposta foi reduzir pela metade o número de mortes em acidentes de trânsito. A capital alagoana já obteve uma redução de 74,5%, resultado superior à meta estabelecida, e antes do prazo estabelecido, que seria 2020.

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) informa que a meta foi alcançada com ações preventivas, de combate aos principais fatores causadores desses acontecimentos. “Orientar os motoristas quanto à conduta correta na hora de dirigir ajuda a prevenir acidentes. Por isso, a equipe de Educação de Trânsito vem realizando o trabalho de prevenção com ações educativas durante todo o ano”, afirma o gestor do órgão, Antonio Moura.

Durante a campanha “Maio Amarelo” de 2017, a SMTT de Maceió se destacou pelas iniciativas realizadas durante o mês proposto para conscientização no trânsito. A medalha de destaque na campanha nacional foi recebida pela diretora de educação no trânsito, Juliana Normande.

“Nós fizemos um investimento muito grande em palestras educativas em empresas, obras, faculdades, blitz educativa também, e são essas ações olho no olho que fazem a diferença. Procuramos sempre trabalhar com as estatísticas para atender ao público que, naquele momento, está mais carente desse serviço de educação” afirma a diretora, que está à frente da equipe de Educação de Trânsito desde 2013.

As blitze da SMTTT também têm como objetivo prevenir acidentes. A fiscalização também é um ato de prevenção, já que os motoristas que estiverem cometendo irregularidades no trânsito e apresentando má conduta serão advertidos, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Além da prevenção, a SMTT também atua na fiscalização, responsabilizando os autores de infrações no trânsito. “As equipes de fiscalização de trânsito vêm notificando os condutores que andam com a habilitação vencida e veículos em mau estado de conservação, além de fiscalizar as cinquentinhas, que geralmente são conduzidas por pessoas sem habilitação e sem o equipamento de segurança”, explica o assessor técnico de trânsito da SMTT, Wanderson Freitas.

Fiscalização eletrônica

Um dos fatores que contribuíram para a redução do número de mortes em acidentes de trânsito foi a instalação de fiscalização eletrônica em 2016 na capital alagoana. Os equipamentos, desligados desde dezembro de 2017 por determinação judicial, fiscalizavam, entre outras infrações, o excesso de velocidade em algumas das principais vias de Maceió.

Essa política de controle da velocidade de circulação de veículos é utilizada com sucesso em cidades desenvolvidas do Brasil, com o intuito de reduzir o número e a gravidade dos acidentes no trânsito. O excesso de velocidade aumenta a probabilidade de acidente, a gravidade dos ferimentos e o risco de vítimas fatais, seja em atropelamentos ou em colisões.

Com a instalação dos radares, o número de infrações diminuiu e o controle de velocidade foi feito em lugares considerados focos de acidentes, como as Avenidas Fernandes Lima e a Menino Marcelo.

“Ultrapassar a meta e ser a primeira capital do país a fazê-lo nos deixa, além de felizes, animados para prosseguir o nosso trabalho, tanto de educação de trânsito como nas fiscalizações também, para que nós possamos continuar a ter números tão expressivos quanto este das reduções”, comemora Antônio Moura.

Primeira Edição © 2011