Ações de prevenção a DSTs no Carnaval serão lançadas

29/01/2018 15:38

A- A+

Ascom SMS

compartilhar:

A Secretaria Municipal de Saúde lança, na próxima quarta-feira (31), na sede da Secretaria, às 10 horas, a campanha de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) no período carnavalesco. O lançamento, que acontece som de frevo, será comandado pela drag queen Paty Maionese.

Segundo o secretário de Saúde, José Thomaz Nonô, a iniciativa vai chamar a atenção da população para os cuidados necessários, especialmente durante o Carnaval.  “Queremos inovar a nossa comunicação com o público trazendo uma linguagem descontraída para tratarmos de um assunto muito sério. Vamos levar a mensagem para população de maneira alegre e divertida, porém eficiente”, ressaltou.

“Paty Maionese puxa o Bloco do Prazer e em breve outros personagens surgirão para debatermos esse assunto com essa mesma proposta, em outros locais, durante o ano todo”, acrescentou Nonô.

A coordenação do Programa de IST/Aids vai apresentar todos os pontos de prevenção que estarão espalhados pelo Carnaval para o acesso da população. A ideia é levar orientações sobre prevenção até o usuário, estimular o uso do preservativo e promover testes rápidos para o diagnóstico. A campanha tem início no dia 02 de fevereiro, no Jaraguá Folia, durante o desfile do Bloco do Prazer, que é aberto ao público. Quem quiser participar, basta pegar a camisa no dia 02, no local da concentração (na frente da Fundação Municipal de Ação Cultural, em Jaraguá), às 17h.

De acordo com a coordenadora do Programa, Tereza Carvalho, durante todo ano, todas as Unidades Básicas de Saúde do município ofertam testes rápidos e disponibilizam preservativos, mas no período do Carnaval esses serviços serão intensificados nas ruas da capital. “Vamos realizar a testagem para detecção do vírus HIV utilizando o fluído oral e o resultado sai em 15 minutos”, informou.  “No período do Carnaval há muita liberdade, aumenta a vulnerabilidade com o uso de álcool, o que é propício nessa festa, por isso a prevenção precisa ser intensificada”, complementou Tereza.

O trabalho de prevenção é realizado pela Secretaria de Saúde de Maceió durante todo o ano com orientações nas comunidades e a oferta de testes rápidos. Por mês, a Central de Abastecimento Farmacêutico distribui cerca de 800 mil preservativos para as Unidades Básicas de Saúde, que disponibilizam para população.

Primeira Edição © 2011