Anjos da Paz acolhem dependentes químicos em Maceió e Arapiraca

Equipes da Seprev percorreram as ruas das duas cidades em busca de encaminhar usuários de drogas para tratamento voluntário

25/01/2018 11:47

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Equipes de psicólogos e assistentes sociais, que formam o programa Anjos da Paz, percorreram as ruas de Maceió e Arapiraca, na noite de quarta-feira (24), na tentativa de buscar e encaminhar dependentes químicos para tratamento voluntário. A ação teve como resultado o acolhimento de seis pessoas que viviam em situação de vulnerabilidade social pelo consumo das drogas.

Em Maceió, as equipes caminharam pelas ruas do Centro, Poço, Farol, Stella Maris e Jaraguá, onde é encontrado grande concentração de pessoas fazendo uso de algum tipo de drogas. Na ocasião, foram acolhidos dois homens, que foram prontamente encaminhados para uma das 37 comunidades acolhedoras credenciadas à Rede Acolhe da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev).

Já em Arapiraca, as equipes percorreram as ruas do centro do município, em parceria com as equipes do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Centro Pop, e as comunidades acolhedoras Lar Semear, Nova Vida e São Paulo Apóstolo. Na ocasião, quatro pessoas foram acolhidas, dentre elas dois homens e duas mulheres que viviam em consumo abusivo de álcool e outras drogas.

 

Para a titular da Seprev, Esvalda Bittencourt, é graças ao trabalho de formiguinha dos Anjos da Paz que a Rede Acolhe vem crescendo seu atendimento e conseguindo reduzir o número de dependentes químicos nas ruas, tanto em Maceió quanto em Arapiraca. “A busca ativa é uma estratégia de abordagem psicossocial adotada pelos Anjos da Paz que vem dando muito certo. Ela é importante no processo de orientação sobre a importância do tratamento voluntário da dependência química”, explicou.

Em Arapiraca, além da busca noturna, os Anjos da Paz também realizaram uma busca ativa durante a tarde de quarta-feira (26), quando outras duas pessoas foram acolhidas e encaminhadas para tratamento voluntário.

 

 

 

Primeira Edição © 2011