Transporte clandestino passa por fiscalização diária

21/01/2018 11:17

A- A+

Ascom SMTT

compartilhar:

Os fiscais de transporte da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) realizam, diariamente, fiscalizações para o combate ao transporte clandestino em Maceió. As abordagens são feitas com o intuito de tirar de circulação os veículos que realizam o transporte remunerado sem a devida permissão do órgão fiscalizador.

A SMTT lembra aos usuários que o transporte clandestino não oferece qualquer tipo de garantia sobre a qualidade do serviço, deixando o passageiro desamparado em relação à segurança no trânsito.

“Sempre identificamos em nossas fiscalizações o despreparo desses motoristas, que não têm qualificação alguma para exercer o transporte de passageiros. Alguns são até inabilitados ou têm habilitação da categoria inferior à do veículo em questão”, explica o assessor técnico de Transporte, Rodrigo Serafim.

Os veículos apreendidos geralmente estão em péssimo estado de conservação, fora de licenciamento, apresentam várias irregularidades, avarias e equipamentos de segurança inexistentes. Em 2017, 142 veículos foram apreendidos e autuados por circular em desacordo com a Lei Municipal 6.466/2015 e 530 veículos foram autuados por transporte irregular, segundo o Código Brasileiro de Trânsito.

O combate ao transporte clandestino está dentro do Plano de Mobilidade Urbana proposto pela Prefeitura de Maceió. Garantir a segurança viária de quem utiliza o transporte na cidade é uma das frentes de trabalho da Diretoria de Operações de Mobilidade da SMTT.

O órgão adverte que a população não deve fazer uso do transporte clandestino, posicionando-se contra esse tipo de irregularidade.

Primeira Edição © 2011