Procon Alagoas orienta consumidores para compra do protetor solar

20/01/2018 17:46

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Com a chegada do verão, as viagens para a praia e lazer em piscinas são muito comuns. Por conta disso, o Procon de Alagoas dá dicas para os consumidores ficarem atentos à compra do protetor solar adequado, já que a exposição excessiva ao sol é prejudicial à saúde da pele.

Ao comprar um filtro solar, é importante observar o número do Fator de Proteção Solar (FPS) indicado para seu tom de pele. Pessoas com a pele mais clara devem utilizar um fator de proteção mais alto, enquanto às de pele mais escura podem optar por FPS menores, porém, sempre acima de 15. É recomendado também que o consumidor leia e siga atentamente as instruções descritas no rótulo.

A embalagem deve conter informações do fabricante e/ou importador; composição; data de validade; contra indicação; nível de proteção; tipo de pele; instruções; período de exposição ao sol; resistência à água e número de registro no Ministério da Saúde. Em caso de produtos importados, as informações devem estar em português.

Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h, pois a intensidade dos raios solares é maior nesse período. O produto deve ser usado mesmo embaixo do guarda-sol ou em dias nublados. Quando se trata de crianças, o ideal é comprar produtos específicos para elas.

Cuidado com produtos caseiros

A utilização de bronzeadores e protetores caseiros deve ser evitada por não obedecerem aos critérios técnicos exigidos e nem aos padrões adequados de qualidade, podendo causar danos à saúde. 

Primeira Edição © 2011