Farmacêuticos asseguram cuidados e atenção no tratamento de pacientes

20/01/2018 17:50

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Eles entendem sobre a composição dos medicamentos, como devem ser ministrados; conferem e relacionam os produtos da farmácia, estão atentos às novidades da indústria farmacêutica e acompanham o resultado da aplicação das medicações prescritas. Essas são apenas algumas das funções do farmacêutico, que neste sábado (20) os brasileiros dedicam o dia para agradecer pelos serviços que prestam pela manutenção de vidas.

“São profissionais indispensáveis para a assistência à saúde prestada à população. O farmacêutico carrega em si a responsabilidade tremenda de encontrar condições que contribuam na administração de medicamentos e no correto uso de materiais necessários aos procedimentos feitos na hora do cuidado. Assim sendo, a sua contribuição deve ser sempre celebrada”, defende o titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Christian Teixeira.

Tomando como exemplo o Hospital Geral do Estado (HGE), maior e mais completo hospital público de Alagoas, atuam em regime de plantão, dia e noite, 20 farmacêuticos, distribuídos em escalas que abraçam farmácias satélites, farmácia central e demais necessidades que possam surgir na assistência.

De acordo com a coordenadora de farmácia do hospital, Michele Oliveira, os farmacêuticos são indispensáveis na otimização dos materiais, dos medicamentos e durante os processos de solicitação e controle de estoque. “O HGE investe cerca de R$ 2 milhões mensalmente em medicamentos e correlatos. Então cabe ao farmacêutico garantir que os estoques estejam adequados e conforme a necessidade do usuário”, explicou Michele Oliveira.

A coordenadora informou que o hospital possui uma farmácia central e seis satélites, que abastecem os diferentes setores do HGE. “Cada farmácia possui características próprias e atua com profissionais especialmente treinados para o serviço”, comentou.

Vale acrescentar que o hospital conta ainda com o apoio de 20 carros de parada cardiorrespiratória, que são dispensadores de medicamentos e materiais postos em áreas estratégicas da unidade para utilização em caso de extrema emergência.

“Esses carros auxiliam na celeridade e acessibilidade dos profissionais aos materiais e medicamentos que necessitam. E são controlados por um sistema de fitas lacradoras. Sempre que um lacre é rompido, o estoque é reposto e o lacre recolocado”, salientou a coordenadora.

Outro cuidado observado no HGE é a separação de todo o tratamento por antibióticos do paciente. “Assim que o pedido da enfermagem chega, é separado o tratamento completo, desse modo asseguramos a completude da terapia e segurança dos pacientes”, argumentou à farmacêutica. 

As farmácias do Estado também contam com o apoio do sistema GeHosp, ele registra as saídas e entradas de medicamentos e materiais correlatos nas unidades de saúde. “Com o sistema, os gestores podem acompanhar online a situação das farmácias e antecipar desafios para renovação de estoque. Isso aperfeiçoa o atendimento e assegura mais controle dos gastos públicos”, justificou Michele.

O trabalho nas farmácias também conta com o apoio de outros profissionais, como o da auxiliar administrativa, Antônia dos Santos, que atua na parte de fragmentação e dispensação de comprimidos no HGE. “Estou nesse setor há seis anos e me sinto feliz em contribuir com uma área importante para a recuperação e bem estar dos pacientes”, declarou.

Já Romildo da Cunha, que atua há mais três décadas no HGE, trabalha na farmácia satélite do centro cirúrgico. “É um trabalho que exige agilidade e atenção, pois o centro cirúrgico possui um fluxo grande de trabalho. Sinto-me honrado em fazer dessa equipe e ver uma gestão cada vez mais comprometida em garantir um atendimento qualificado a todos os alagoanos”, afirmou. 

Primeira Edição © 2011