'Diz-me com quem andas, e te direi'....

18/01/2018 16:41

A- A+

Romero Vieira Belo

compartilhar:

Nesse momento de grave crise ética e moral na política, como deveria proceder o presidente da República, ao escolher seus assessores diretos? Informando-se sobre o histórico pessoal de cada um. Não bastaria avaliar a capacidade profissional, os méritos, a bagagem dos escolhidos. Indispensável, também, saber se estão, se estiveram ou não em débito com a Justiça. Esta seria a postura do governante comprometido com a moralidade: colocar o interesse nacional acima de suas próprias conveniências.

Tal preocupação com a decência, aliás, deveria ser mais presente nos atos de um presidente alçado ao cargo por meio de um processo político que puniu sua companheira e antecessora, justamente, por práticas dolosas incompatíveis com a função.

O presidente Michel Temer, no entanto, não tem dado a mínima para a ética de seus auxiliares. O episódio atual, da deputada convidada para o Ministério do Trabalho, é emblemático. Pensando, unicamente, no apoio do PTB à reforma da Previdência, Temer relevou tudo, inclusive o fato de a petebista Cristiane Brasil ser uma condenada pela Justiça do Trabalho. Com esse tipo de atitude, o sucessor de Dilma conseguiu montar a equipe ministerial eticamente mais vulnerável da História.

José Serra, Aloísio Nunes, Romero Jucá, Moreira Franco, Alexandre Padilha, Geddel Vieira, Marx Beltrão, Cristine Brasil – todos atingidos por denúncias de corrupção. Temer chegou a afirmar que quem fosse denunciado entregaria o cargo, mas desistiu. Quem sabe, acabaria sem ninguém por perto.

Vá ver, o presidente sentiu-se fortalecido depois de escapar de duas denúncias, ignoradas pela Câmara dos Deputados ao custo de bilhões de reais. Talvez isso explique porque Temer preza tanto – mesmo pagando caríssimo por essa atitude – segurar a barra de pessoas ímprobas escolhidas para seu ministério.

O presidente teria se saído melhor se, ao menos, tivesse lido a máxima de Sócrates: “Diz-me com quem andas, e te direis quem és”.

 

Primeira Edição © 2011