3ª edição do Conheça o Samu reúne alagoanos e turistas na orla de Ponta Verde

14/01/2018 16:31

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Aproximar a população dos profissionais e saber como são desenvolvidas as atividades diariamente pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Esse foi o intuito de mais uma edição do projeto Conheça o Samu, que aconteceu neste domingo (14) na orla da praia de Ponta Verde.

A ação, feita pela Central do Samu Maceió, no espaço montado na Rua Fechada, reuniu alagoanos e turistas, que aproveitam as férias na capital alagoana. No local, foram ofertados teste rápido de HIV, aferição da pressão arterial e teste para conferir a taxa de açúcar no sangue, o teste de glicemia.

Durante o evento, a equipe do Samu demonstrou para os populares algumas técnicas de primeiros socorros e como proceder em situações de engasgo, parada cardiorrespiratória, inconsciência, surtos psicóticos, ações que podem auxiliar o socorrista no momento da ocorrência. 

Para Christian Teixeira, secretário de Estado da Saúde, é por meio desses eventos que a população toma conhecimento da importância do trabalho dos profissionais de saúde que fazem o Samu. “Trazendo o Samu para perto da população vamos conseguir reduzir o número de trotes, pois os alagoanos vão saber da importância dos serviços, além de conscientizar  que o trote pode acabar tirando a vida de alguém”, destacou o secretário.

O major Dárbio Alvim, supervisor do Samu, explicou um pouco como é o caminho desde o momento quando uma pessoa liga para o número 192, até a liberação de uma viatura para socorrer o paciente.

“Todas as ocorrências são recebidas pelo número 192, onde os técnicos de regulação fazem rapidamente uma ficha com os dados do paciente e transferem a ligação para o médico regulador. Ele irá analisar a situação e decidir qual tipo de viatura deve ser direcionada para o atendimento, que pode ser a equipe da motolância, uma Unidade de Suporte Básico, Suporte Avançado (USA) ou o helicóptero do serviço aeromédico”, detalhou o supervisor. 

Admiração - Thalyta Soares, 22, ficou encantada em saber mais sobre o funcionamento do Samu e em poder conferir como está a saúde. "A população precisa de mais eventos como esse, porque aqui as pessoas podem descobrir algum problema e começar o tratamento imediatamente", disse a jovem.

Quem também aproveitou o domingo para conhecer um pouco mais o Samu foi o senhor Waldyr Santos, 70, natural do Espírito Santo e  foi atendido pelo Samu assim que chegou na cidade. 

"Vim aqui pessoalmente agradecer a essa equipe maravilhosa que me atendeu. Eu estava passeando na orla quando um coco caiu na minha cabeça e minha esposa ligou para o samu que veio me atender", contou o aposentado.

O projeto "Conheça o Samu" teve início em 2017, acontecendo no Calçadão do Comércio, no centro de Maceió, e no Shopping pátio Maceió, no bairro do Benedito Bentes.

Primeira Edição © 2011