Primeira edição da Operação Ônibus Seguro é realizada

Ação preventiva na área do Jacintinho contou com o apoio do BPTran, do BPE e da Força Tarefa

09/01/2018 15:29

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

O primeiro fim de semana do programa Ronda no Bairro no Jacintinho foi marcado por operações integradas de proximidade. A Operação Ônibus Seguro foi realizada em conjunto com o Batalhão de Trânsito (BPTran), Batalhão de Polícia de Eventos (BPE), Força Tarefa de Segurança (FT).

Nos coletivos abordados, revistas foram realizadas nos passageiros e nenhuma irregularidade foi identificada. Esse tipo de ação preventiva garante mais segurança aos passageiros e aos profissionais do sistema de transporte rodoviário.

“Essa foi a primeira edição da Operação Ônibus Seguro junto com os policiais do Programa Ronda no Bairro. Esse tipo de abordagem evita que ocasionais roubos e furtos aconteçam dentro dos coletivos”, pontuou o tenente Maurício, um dos comandantes de área do Jacintinho.

As operações integradas são parte da rotina de execução do programa Ronda no Bairro, tanto no âmbito operacional quanto social. Além de realizar o patrulhamento de proximidade, que consiste no diálogo dos policiais com comerciantes, moradores, transeuntes e comunidade escolar - no trecho compreendido entre a TV Ponta Verde até a Madeireira Malta -, as patrulhas também contam com o apoio da Central de Articulação de Abordagem Social do programa, responsável pelo reconhecimento e encaminhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade social aos órgãos estaduais e municipais competentes.

Todas as ações do Ronda no Bairro acontecem de forma integrada com o Centro Integrado Operações e Segurança Pública (Ciosp), com o videomonitoramento de Maceió, o Disque Denúncia (181) e o Serviço de Inteligência do Sistema de Segurança Pública.

“Estamos recebendo muitas declarações positivas da população. O governador Renan Filho esteve no Jacintinho e as pessoas agradeceram pela implantação do programa. Essa é uma nova forma de fazer segurança, uma nova forma de conscientizar a população sobre a importância da prevenção em prol de uma sociedade mais harmônica”, conclui o coordenador-geral do Ronda no Bairro, coronel RR Maxwell Santos.

Ronda no Bairro

Desde o lançamento do programa, na última quinta-feira (4), 60 policiais militares da reserva e da ativa atuam na área comercial do Jacintinho, nos dois turnos de serviço diários: das 6h30 às 14h30 e das 14h30 às 22h30, de segunda a sábado; e aos domingos de 6h30 às 14h30. As patrulhas realizam rondas a pé, de moto e de bicicleta. E todas as abordagens realizadas pelas patrulhas devem ser filmadas e armazenadas num servidor do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec).

O Ronda no Bairro é um programa de Governo de Alagoas sob a alçada das Secretarias de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), da Segurança Pública (SSP), da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e da Ressocialização e Inclusão Social (Seris).

Primeira Edição © 2011