Perícia registra maior número de emissão de Carteira de Identidade

Dados mostram resultado da modernização do sistema, ampliação dos pontos de atendimento e ações itinerantes

06/01/2018 09:10

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

A Perícia Oficial de Alagoas contabilizou em 2017 um recorde positivo na emissão do principal documento de identificação do Brasileiro, a carteira de identidade. Em todo ano passado, o Instituto de Identificação confeccionou 244.409 novos documentos, 18 mil a mais que em 2016, quando foram registradas 225.842, um aumento de 8,24% na emissão da identidade em todo Estado.

Segundo o perito-geral, Manoel Melo, o que mais chamou a atenção nos números apresentados pela Coordenação de Estatística foi, mais uma vez, a grande quantidade de 2ª via da carteira de identidade, um total de 136.393 documentos emitidos. Pelo segundo ano consecutivo, este tipo de solicitação superou a emissão da 1ª via que registrou 108.016, ou seja, 26% a mais. 

Esses números quando individualizados pelo tipo de via e comparados ao mesmo período do ano anterior, mostram que a quantidade de 2ª via também foi superior a 2016, quando foram registrados 114.134, um aumento de 19,50%. Já a 1ª via houve uma retração de 2,7%, em relação a 2016 quando foram emitidas 111.105.

De acordo com Madalena Cardoso, chefe especial do Instituto de Identificação, os dados apresentados são os mais altos dos últimos 14 anos, quando o órgão informatizou o seu sistema, e passou a ampliar sua rede de postos na capital e no interior do Estado. Sobre o número mais alto da 2ª via, ela destacou como as principais causas, o extravio, a falta de zelo pelo documento e a necessidade de renovação para fins de direito. 

“Mesmo sem a exigência de uma justificativa ou até mesmo de um boletim de ocorrência, os nossos atendentes ao falar com os usuários escutam as desculpas para solicitar a 2ª via. E as principais causas são a perda do documento, má conservação, danificados, ou a necessidade de substituir a foto que é bastante antiga”, esclareceu Madalena Cardoso.

Atualmente, o Instituto de Identificação possui uma rede com cinco postos na capital e 20 no interior do Estado, e além do RG, o órgão também é responsável por produzir as carteiras funcionais da Polícia Militar e da própria Perícia Oficial.

Ainda preocupados com a acessibilidade do cidadão aos serviços oferecidos pelo órgão, o Instituto de Identificação participa de várias ações sociais, como o projeto Governo Presente e o Dia D que só em 2017 foram responsáveis pela emissão gratuita de 12.104 novas RG’s.

“O acesso à carteira de identidade é um direito do cidadão, por isso, a Perícia Oficial trabalha para garantir a população um melhor atendimento através do agendamento eletrônico, com novos postos informatizados, e maior número de funcionários. Com isso, conseguimos diminuir o tempo de entrega do RG, e promover a acessibilidade e o atendimento humanizado para a construção de uma nova Alagoas”, afirmou o perito-geral Manoel Melo.

Primeira Edição © 2011