Aberta consulta sobre peixes ameaçados de extinção

02/01/2018 13:16

A- A+

Ascom/MMA

compartilhar:

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) está recebendo, até 30 de janeiro de 2018, contribuições sobre espécies de peixes e invertebrados aquáticos ameaçados de extinção consideradas prioritárias. São dois formulários, com espécies marinhas e estuarinas de água doce, como o guaiamum, pargo, gurijuba, bagre-branco, peixe-papagaio-banana, peixe-papagaio-cinza e budião-azul.

As informações coletadas irão contribuir para propor soluções técnicas para implementação da Portaria MMA nº 445/2014, que estabeleceu a lista nacional de peixes e invertebrados aquáticos ameaçados de extinção.

O objetivo dos formulários é definir critérios para indicar a importância social e econômica das espécies. Com isso, será possível avaliar a possibilidade de regulamentação de uso sustentável das espécies prioritárias para a atividade pesqueira.

A lista dos peixes e invertebrados faz parte da Lista Nacional das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção, uma importante ferramenta de conservação da biodiversidade, que busca reconhecer as espécies ameaçadas de extinção no território brasileiros, para a priorização de ações de conservação e recuperação de populações.

"A publicação da lista vem sempre acompanhada de inúmeros desafios para implementação das medidas necessárias à conservação e recuperação das espécies, e isso é especialmente fácil de se observar para os peixes e invertebrados aquáticos, que são alvo tradicional da exploração comercial através da pesca", afirmou o coordenador de Uso Sustentável dos Recursos Pesqueiros do MMA, Henrique Anatole.

Os formulários podem ser acessados abaixo.

Peixes e invertebrados marinhos 

Peixes de água-doce

 

Primeira Edição © 2011