Serviços de drenagem reduziram trantornos nos bairros

31/12/2017 14:10

A- A+

Ascom Seminfra

compartilhar:

As equipes de serviços de drenagem da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) trabalharam durante todo o ano para diminuir transtornos nos bairros de Maceió. De janeiro até o final de novembro, o órgão contabilizou 1.798 intervenções, sejam elas em trabalhos de manutenção, execução ou recuperação de galerias de águas pluviais.

As ações de drenagem reúnem as limpezas de boca de lobo, poços de visita e linha d´água; desobstrução de galerias; colocação de grelhas e tampão, entre outros. Estas demandas são as campeãs no relatório de serviços executados, somando um total de 1.445 Em segundo lugar estão os trabalhos de recuperação de galerias, com 302 intervenções. Por fim, com o número inferior por se tratar de obras maiores e mais demoradas, estão as execuções ou construção de novas galerias, com 51 trabalhos concluídos.

Segundo o secretário municipal de infraestrutura, Ib Brêda, assim como as ações de manutenção de vias, as ações de drenagem são executadas todos os dias e tem a programação divulgada diariamente. “As equipes operacionais trabalham para levar mais qualidade de vida para a população, sem distinção de localidade, seja com as limpezas, desobstruções ou, nos casos onde não existe, com a execução da drenagem. As execuções são mais demoradas e realizadas para resolver problemas maiores de alagamentos permanentes”, explica o gestor.

Entre as execuções de drenagem realizada este ano, está a implantação de 600 metros de drenagem na Forene, no acesso ao Ceasa. O serviço incluiu a construção de 14 bocas de lobo, oito poços de visita (P.V.) e a implantação de tubos PEAD de 600 milímetros.   Finalizado no mês de outubro, o trabalho acabou com o alagamento no local, diminuindo os riscos de acidente e levando mais conforto para a população.

“Foi uma grande intervenção na Forene. Implantamos drenagem em um local onde não existia, dando um destino para as águas que iam para os conjuntos residenciais e invadiam a pista, acabando com o  risco para quem transitiva na localidade”, ressaltou o coordenador geral de drenagem, Esdras Maia.

A programação das intervenções é montada pela coordenação dos serviços, em atendimento às demandas que chegam por meio dos telefones fixos do órgão (3315-5007 / 3315-5008), imprensa ou presencialmente, além do mapeamento realizado pelos técnicos.

Primeira Edição © 2011