Comida Boa: a história do empreendedor que vende galetos

31/12/2017 14:12

A- A+

Ascom Semtabes

compartilhar:

Superação. Essa é a palavra que define a história de Anderson Vieira Constantino. Em 2010, ele iniciou um negócio de verdadeiro sucesso no Jardim Petrópolis. Acompanhado de perto pela Sala do Empreendedor, o empresário começou como um Micro Empreendedor Individual (MEI) e já virou Micro Empreendedor (ME).

Em sete anos, ele saiu do tonel de galeto para um restaurante. Quando começou, vendia 10 galetos por dia, aos sábados e domingos, quando decidiu alugar um ponto comercial  para abrir o Comida Boa. No início eram apenas dois funcionários. O local cresceu e hoje comercializa 1.400 frangos por semana e emprega 18 trabalhadores, conseguindo atender várias empresas.

Casado, com uma filha de dez anos e outro vindo por aí, a vida da família de Anderson do Galeto, como é conhecido, não foi fácil. As dificuldades que passaram não são esquecidas facilmente. “De tudo o que tinha passado na vida, toda, os traumas das dificuldades, me fizeram abrir a galeteria. A decisão veio porque eu e minha esposa passamos por uma fase muito difícil. Então, queríamos uma fonte de renda extra”, conta o empresário.

Mesmo com um pequeno negócio, Anderson apostou no diferencial. O Comida Boa está focado no bom atendimento, na higiene e, principalmente, na qualidade. Para o empresário, esse foi o segredo do sucesso.

“Não queria ser mais um no mercado. Queria ter um diferencial. E hoje nós vemos que estamos conseguindo chegar lá. Do Comida Boa, plantamos a semente de uma nova ideia. Somos MEI com uma empresa de turismo, temos uma van e com o mesmo diferencial: atendimento, qualidade e higiene. Em quatro meses, estamos indo para a segunda van. Estou muito feliz mesmo”, conta.

Durante os primeiros meses como empresário, Anderson sentiu a necessidade de se formalizar. Quando virou um empreendedor formal, sabia que seu negócio ia ganhar mais vida dentro do mercado. “A vida do empreendedor é cheia de obstáculos. Quando você tem MEI, o fornecedor já te vê com outros olhos. Percebe que você quer crescer e é organizado. Se for informal, não há segurança para passar para o fornecedor”, atenta Anderson.

Sua história é mais um case que deu certo por meio do incentivo da geração de renda e ampliação de negócios com abertura e formalização de pequenos negócios em Maceió. Com quatro locais de atendimento, as Salas do Empreendedor em Maceió fazem parte de um convênio firmado entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), e os parceiros Sebrae e Associação Comercial.

“A cada mês nós observamos que a procura nos locais de atendimento é cada vez maior. Na contramão do atual cenário que o país se encontra, é importante que o empresário informal mude a sua realidade, se formalize e tenha as vantagens de ser um micro empreendedor. O objetivo de disponibilizar e utilizar esses serviços é para que o empresário tenha a oportunidade de crescer”, atenta o secretário municipal do Trabalho, Dênis Agra.

Salas do Empreendedor

Os espaços são ambientes próprios para orientação e ambientação de negócios que atendem os micro e pequenos empresários. Nos locais, é possível realizar os serviços de abertura de empresas, formalização de negócios, consultorias especializadas para o MEI, proteção de crédito, imediação jurídica, certificação digital, capacitação, treinamentos, oficinas, além dos serviços de emissão de guias de pagamento e acesso às informações sobre licitações junto a Prefeitura.

A documentação necessária para se tornar um MEI é a carteira de identidade e CPF (original e cópia), cópia do comprovante de endereço comercial, cópia do comprovante de endereço residencial, caso tenha declarado Imposto de Renda Física nos últimos dois anos, cópia do recibo de entrega de declaração de imposto de renda e cópia do título de eleitor.

Os serviços podem ser encontrados no Shopping Pátio Maceió (Benedito Bentes), na galeria principal do Jacintinho (Rua Cleto Campelo), no Shopping Maceió (Mangabeiras). Os atendimentos que antes eram prestados na Associação Comercial, no bairro do Jaraguá, passam a ser realizados no Shopping Popular.

Primeira Edição © 2011