Sesau lança campanha inovadora de prevenção ao HIV/Aids

28/12/2017 16:38

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Agência Alagoas

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Com o objetivo de atender à meta estabelecida pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) para 2020, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) lança nesta quinta-feira (28), a campanha informativa para alertar a população sobre o número crescente de pessoas que têm HIV em Alagoas.

No Estado, atualmente, 15 mil pessoas são soropositivas e não sabem. A intenção é que, até 2020, 90% de todas as pessoas vivendo com HIV saibam que têm o vírus, 90% das pessoas diagnosticadas com HIV recebam terapia antirretroviral e 90% das pessoas recebendo tratamento possuam carga viral indetectável e não mais possam transmitir o vírus. Essa meta é conhecida como 90-90-90.

“A proposta é conscientizar as pessoas para que elas comecem a se enxergar como vulneráveis ao HIV. Atualmente, fala-se em comportamento de risco e não mais em grupo de risco, pois o vírus passou a se espalhar de forma geral, não mais se concentrando em grupos específicos. Algum tempo atrás, o diagnóstico de HIV era considerado uma ‘pena de morte’, mas graças aos avanços nos tratamentos, hoje essa realidade é bem diferente”, destacou a infectologista Mardjane Nunes, superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau.

Para ela, o projeto é importante, pois visa conter um dos maiores problemas de infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) no contexto da rede de serviços de saúde pública.

“As pessoas em tratamento de HIV/Aids no Brasil sofrem mais com problemas relacionados à interação social do que com a ação do vírus no organismo, visto que aqueles que se sentem estigmatizados ficam marcados como sendo diferentes. É uma forma de trabalhar a prevenção de um dos agravos com maior impacto no nosso Estado, tendo em vista uma população economicamente ativa, já que o principal grupo atingido é de 20 a 40 anos”, afirmou.

A campanha chama atenção para o uso do preservativo como forma de proteção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Porque, ao tratar uma dessas infecções, como clamídia, gonorreia, sífilis, herpes genital, entre outras, diminui-se as chances de infecção pelo HIV, uma vez que uma IST aumenta em até 18 vezes o risco de uma pessoa pegar o vírus numa relação sexual desprotegida.

Além do uso do preservativo, a campanha fala sobre os métodos e medicamentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para proteger contra as ISTs. Como exemplo, a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), uma vez que ela se aplica tanto aos casos de acidentes com objetos perfurocortantes, como agulhas e seringas, quanto em relações sexuais desprotegidas.

Além disso, a campanha também aborda a necessidade da realização de testes rápidos para o HIV no início do pré-natal, no caso das gestantes, chamando o pai para a prevenção às ISTs e outras doenças ligadas à saúde do homem.

As peças da campanha são constituídas por filmes – três de 60 segundos para as salas de cinema de Maceió e Arapiraca – e três de 30 segundos para as redes sociais da Sesau, encenadas pelo empresário local Thiago Casado Lima França, o Careca, que tem um perfil cômico, o que auxiliou a passar uma mensagem séria, de forma simples, leve e bem-humorada. A escolha do protagonista da campanha se deu pelo fato de ele se comunicar com facilidade e sintonia com o público-alvo da campanha, que são os jovens e as gestantes, uma das populações-chave para a infecção pelo HIV.

Outros meios, como outbus, jornais e webbanners, veicularão mensagens incentivando o uso da camisinha e de outros métodos preventivos, completando as ações da pasta.

Aplicativo 

Nesta quinta-feira (28), também será lançado o aplicativo ‘Aqui tem camisinha’. O objetivo deste app é orientar a população sobre os meios de prevenção e facilitar o acesso à rede de saúde, por meio de um sistema de georeferenciamento dos serviços de saúde que indicará ao usuário quais os locais disponíveis para retirada de preservativos, onde é possível fazer a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e teste rápido de HIV, além dos outros serviços oferecidos na área. O aplicativo ainda apresenta um conteúdo interativo que aborda a prevenção ao HIV/Aids e demais ISTs. Ele pode ser instalado em dispositivos móveis IOS e Android.

Para fortalecer ainda mais a ação, sete dispensadores com capacidade para armazenar até 10 mil preservativos serão distribuídos em pontos estratégicos da capital, como forma de facilitar o acesso para aqueles que já iniciaram a vida sexual. A distribuição será ampliada, com dispensadores menores, para bares, restaurantes, casas de shows e instituições de ensino superior, entre outros espaços onde há grande circulação, principalmente de jovens.

“O indivíduo não vai precisar pedir a ninguém a camisinha, pois poderá retirar a quantidade que quiser no dispensador. As pessoas ficam retraídas para pegar o preservativo, como se fosse algo ilícito. E a ideia é justamente popularizar o uso. É preciso perder a vergonha de se proteger”, ressaltou Mardjane Nunes.

Primeira Edição © 2011