Comunidade do Jacintinho conhece o Ronda no Bairro

Encontro com Lideranças comunitárias e representantes do comércio aconteceu na Casa de Direitos e apresentou os detalhes do Programa

28/12/2017 10:49

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

O coordenador do Programa Ronda no Bairro, coronel RR Maxwell Santos, reuniu, na noite de quarta-feira (27), lideranças comunitárias e representantes do comércio do bairro do Jacintinho para apresentar em detalhes o funcionamento da mais nova ferramenta de segurança pública de Alagoas. O encontro aconteceu na Casa de Direitos, localizada na Praça do Mirante do Jacintinho.

A área comercial do bairro do Jacintinho, em Maceió, será o marco inicial do programa. A tropa será dividida em trios de patrulhamento, compostos por militares da reserva e da ativa, nas seguintes modalidades: a pé, de moto e de bicicleta, em dois turnos de serviço, das 6h30 às 14h30 e das 14h30 às 22h30, de segunda a sexta, e aos sábados, das 6h30 às 14h30.

Reunir a comunidade do território a ser ocupado é um fundamental para o pleno funcionamento do Ronda no Bairro, que tem por eixos de atuação a segurança de proximidade; a abordagem social/comunitária; a atenção à população em situação de vulnerabilidade social e a articulação para a requalificação de espaços de convivência mútua degradados.

“Eu estou torcendo para que todas as pessoas do bairro entendam a importância desse patrulhamento, que pelo que nos foi mostrado vai trazer muitas atividades culturais para o nosso mirante e vai nos dar mais tranquilidade para circular nessa avenida comercial do bairro”, afirmou Mário Farofa, prefeito comunitário do Jacintinho.

O programa está sob a alçada das Secretarias de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) e da Segurança Pública (SSP). E também conta com uma Central de Articulação de Abordagem Social composta por uma equipe multidisciplinar, que será responsável pelo reconhecimento e encaminhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade social aos órgãos e aos programas competentes.

“Por orientação do governador Renan Filho, o nosso foco é ocupar o território, no caso a área comercial do Jacintinho, e criar vínculos com essa comunidade para que ela se sinta protegida e acolhida pelos policiais que irão diariamente realizar o patrulhamento. É uma nova forma de fazer segurança, queremos estar perto das pessoas”, concluiu o coordenador do Ronda no Bairro, coronel RR Maxwell Santos.

Primeira Edição © 2011