Geração de energia a gás é opção econômica para indústria e comércio

Hotéis, supermercados e indústrias já se beneficiam de cerca de 70% de economia em horário de ponta e do fornecimento contínuo do gás natural

12/12/2017 14:58

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Uma das soluções aproveitadas por estabelecimentos comerciais, hospitais, hotéis e indústrias para fugir do preço instável da conta de energia elétrica e de seu alto custo no horário de ponta é a geração de energia a gás natural.

De acordo com a Algás, distribuidora de gás natural do Estado, que atualmente oferece geração de energia a sete grandes empreendimentos em Maceió, entre eles o Palato Farol, o Hospital do Coração e o hotel Ritz Lagoa da Anta, os estabelecimentos podem ter gastos reduzidos em até 70% no horário de ponta, quando a energia elétrica é até cinco vezes mais cara.

“A economia e o potencial de produção do gás natural podem impulsionar a melhoria das atividades e da produção desses negócios”, afirma Fabio Sousa, gerente comercial da Algás.

Sousa ainda nota que o preço baixo não é a única vantagem da geração de energia a gás natural. “O gás canalizado também é utilizado para prover energia durante as falhas ocasionais no fornecimento de energia elétrica”, declara. Com isso, em função da versatilidade do combustível, indústrias, comércios, hotéis, hospitais e outros estabelecimentos podem garantir que suas atividades e produção não sejam interrompidas.


“Os geradores a gás proporcionam mais segurança e comodidade, variando a matriz energética dos empreendimentos e atribuindo maior independência e estabilidade no suprimento de energia elétrica, principalmente àqueles que demandam maior atividade e produção”, pontua o gerente comercial da Algás.

Para o gerente de operações do Hospital do Coração, José Célio dos Santos, além da redução de custo operacional, a importância da implantação do combustível para geração de energia também está na segurança. “Com o gás natural, temos um gerador que fornece 100% de energia ao hospital, o que facilita o uso do espaço e a sua segurança, já que não há necessidade de estocar tanques ou galões”.

Além disso, o gás canalizado é conhecido por ter baixa emissão de gases poluentes na atmosfera, já que a dispersão de dióxido de enxofre e resíduos durante seu processo de combustão é menor do que outros combustíveis do mercado, como o diesel, por exemplo.

Em estabelecimentos como hotéis, além da geração de energia, o gás natural também pode ser usado em fornos e fogões, aquecimento de água, máquinas de secar roupa e aquecimento de piscinas e saunas.

Primeira Edição © 2011