Servidores de Alagoas recebem três salários em trinta dias

11/12/2017 13:39

A- A+

Romero Vieira Belo

compartilhar:

O governo de Alagoas libera na próxima sexta-feira, 15 de novembro, a folha do 13º salário. Mais de 74 mil servidores públicos poderão sacar a gratificação natalina. Trata-se de ‘simples obrigação’ do Estado, mas no atual contexto de crise e dificuldades financeiras, soa como um privilégio raro.

Poucos estados pagarão o 13º salário dentro do prazo. Apenas alguns depositarão os valores integralmente na conta bancária dos funcionários. E os mais apertados, como Rio de Janeiro, sequer concluíram até agora o pagamento do 13º do ano passado.

Alagoas, projetando-se como uma ilha de exceção no vasto oceano sacudido pela turbulência econômica, dá um exemplo poucos vezes visto na história: o governo cortando despesas e gastando apenas o que arrecada. O nome disso é ajuste fiscal, nome técnico para designar ‘equilíbrio financeiro’.

Poucos se dão conta, mas em apenas 30 dias o governo está pagando três folhas salariais: a de novembro, a de dezembro e a do 13º salário. Algo em torno de 850 milhões de reais.

A gratificação natalina, paga de uma só vez, injetará no mercado quase 300 milhões de reais. Dinheiro que se destinará ao pagamento de dívidas e compras de final de ano. Bom para o servidor, que quita seus débitos, bom para os credores, que recebem seus haveres, e bom para o comércio que vende mais, beneficiando-se inclusive da antecipação do 13º para o dia 15.

E não se trata de um lance ocasional. No ano passado, Renan Filho pagou os salários em dia ao longo dos meses e também antecipou a liberação do abono natalino. Não se tem notícia de que isso tenha ocorrido, aqui em Alagoas, nos últimos 30 anos.

Esse quadro único de equilíbrio e estabilidade tem nome: responsabilidade fiscal. O governo gasta o que tem, o que pode gastar. E só. Quando o governador age assim, o Estado avança e todos se dão bem. É uma lição de Alagoas para o Brasil.

 

FIM DO IMPÉRIO

O leilão da massa falida da Laginha marca o fim de um império. O Grupo João Lyra, com cinco usinas (três em Alagoas e duas em Minas), sucumbiu no abismo de uma crise sem fim.

 

NOVA ECONOMIA

O fato é que o setor sucroalcooleiro deixou de ser o suporte da economia alagoana há muito. Daí porque a derrocada setorial não está produzindo efeitos devastadores. Alagoas mudou.

 

 

DEPUTADOS PRETENDEM MUDAR DE CASA

São três os deputados estaduais que disputarão vaga na Câmara federal: Sérgio Toledo (PSC), Rodrigo Cunha (PSDB) e Severino Pessoa (PSC). Marcelo Victor (PSD) poderá ser o quarto, mas ainda não bateu o martelo. Bom para a prata de casa, que disputará a reeleição livre de uma fortíssima concorrência.

 

TUDO OU NADA

A reforma da Previdência será votada nesta semana, com ou sem voto para aprová-la, por uma questão matemática: se ficar para o ano das eleições, a PEC não terá a menor chance de passar.

 

NÃO ADIANTA

Nem o fechamento de questão garante apoio unânime de partido aliado à PEC da Previdência. A punição máxima ao ‘infiel’ seria a expulsão, isto é, apelação de siglas moralmente decompostas.

 

HELOÍSA PRONTA PARA O GRANDE DESAFIO

A empreitada é difícil, mas o objetivo é plenamente alcançável: Heloísa Helena disputará uma das nove vagas de deputado federal e terá como grande suporte o apoio da presidenciável Marina Silva. Será o grande teste para a dupla que, na eleição passada, não pôde concorrer pela Rede Sustentabilidade, o partido que Marina criou mas, à época, não obteve registro no TSE.

 

COMO ESTOPIM

Induzido por Henrique Meirelles, Temer deve adiar o reajuste do servidor federal para 2019. Não tem nada definido, ainda, mas setores do funcionalismo já discutem paralisações em 2018.

 

DUODÉCIMOS

O governo estadual propôs reajuste de 4,8% no reajuste dos duodécimos dos poderes, mas, com negociação em curso, o valor pode subir para 6%, isto é, abaixo do reajuste dos servidores.

 

O QUE O PSDB GANHARÁ VOTANDO COM TEMER?

Fora do governo, por que o PSDB haverá de fechar questão a favor da reforma da Previdência? Para trombar com a grande maioria da população? A moeda válida seria a liberação de emendas orçamentárias (como na votação das denúncias contra Temer), mas essas já se esvaziaram. Ao menos as dos aliados.

 

GANHOU PERDENDO

Inácio Loiola perdeu a eleição de 2016, mas ganhou. Ganhou porque, se eleito, assumiria uma Prefeitura falida. Em Piranhas, sua terra, e em Marechal Deodoro, onde pensou em concorrer.

MAIS JOGOS

A Prefeitura deve melhorar a mobilidade no Trapiche. Isto porque, no próximo ano, duplicará o número de jogos da Série B, no Rei Pelé, agora com o CSA disputando ao lado do CRB.

 

SEGURANÇA ATRAI MAIS TURISTAS A ALAGOAS

Alagoas volta a viver um boom turístico como na década de 1980. Hotéis lotados, cruzeiros ancorando no Porto de Jaraguá e um número cada vez maior de turistas desembarcando no Aeroporto Zumbi dos Palmares. Tudo isso tem uma explicação: os turistas estão se sentindo mais seguros em Alagoas. O Estado, como se sabe, deixou de liderar o ranking da violência nacional.

Primeira Edição © 2011