Putin inaugura gigantesca usina de gás liquefeito no Ártico

08/12/2017 20:29

A- A+

EFE

compartilhar:

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, inaugurou nesta sexta-feira no Ártico a gigantesca usina de liquefação de gás natural Yamal LNG, uma das maiores do mundo.

A cerimônia oficial aconteceu ao ar livre apesar de a temperatura neste porto da península de Yamal, que está banhada pelo mar de Kara, ter oscilado entre 20 e 30 graus abaixo de zero.

Putin apertou um botão e o gás liquefeito começou a bombear no único navio-cargueiro quebra-gelo do mundo, o Arc7 Christophe de Margerie, que tem uma capacidade de 172.600 metros cúbicos de gás liquefeito nos seus tanques.

Estavam presentes na cerimônia representantes das companhias que participam do projeto - Novatek, CNPC e Total -, e também da espanhola Gás Natural Fenosa.

A Fenosa é a primeira empresa europeia a assinar um contrato para a compra de gás natural liquefeito da Yamal LNG, um dos projetos energéticos estratégicos do Kremlin.

Segundo informou a Novatek, a Yamal LNG fornecerá 3,2 bilhões de metros cúbicos anuais de combustível à Espanha a partir de 2018.

"Compre o nosso gás, economize em petróleo", disse o presidente russo ao ministro de Petróleo da Arábia Saudita, Khalid al Falih, que também esteve presente no porto de Sabetta.

A segunda fase do projeto entrará em funcionamento no terceiro trimestre do ano que vem, enquanto a terceira e última começará no início de 2019, após o que a usina terá uma capacidade de produção anual de 16,5 milhões de toneladas de gás natural liquefeito.

A usina foi construída sobre a jazida South-Tambeyskoye, considerada uma das maiores do mundo com seus 926 bilhões de metros cúbicos de reservas confirmadas de gás.

A Novatek controla 50,1% das ações do projeto, avaliado em US$ 27 bilhões; enquanto a francesa Total e a chinesa CNPC dividem 40% em partes iguais, e a também chinesa SRF (Silk Road Fund) possui o 9,9% restante.

Primeira Edição © 2011