Seminário discute Educação e promoção em Saúde

06/12/2017 16:14

A- A+

Ascom/SMS

compartilhar:

A Diretoria de Vigilância em Saúde, por meio da Gerência de Educação e Promoção em Saúde (GPES) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou nesta quarta-feira (06), no auditório da Unit, no bairro de Cruz das Almas, o “III Seminário de Promoção e Educação em Saúde de Maceió”. Este ano, o encontro teve como temática a construção e reconstrução de saberes e práticas. O evento foi direcionado aos profissionais do município que atuam na promoção da saúde, além de estudantes de graduação e à comunidade em geral.

Com o objetivo de discutir os principais processos de trabalho acerca da educação em saúde, o encontro teve início com a solenidade de abertura, que contou com a participação de Genilda Leão, representante da reitoria da Unit; Hugo Alexandre Vasconcelos, representante do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Fernanda Araújo, diretora de Vigilância em Saúde e Eloy Yanes, representante da Supervisão de Promoção e Educação em Saúde da Sesau.

Para a gerente de Educação e Promoção em Saúde da SMS, Maria Helena Pereira, o evento busca promover a discussão de saberes e práticas na promoção da saúde. “Essas práticas são voltadas para indivíduos e a coletividades, em uma perspectiva de trabalho multidisciplinar, integrado e em redes. Dessa forma, a educação e a promoção em saúde devem considerar as necessidades em saúde da população”, ressaltou.

Já Genilda Leão, representante da reitoria da Unit, ressaltou que esse é um momento importante para a política de saúde. “O conceito de promoção à saúde é bastante amplo e é preciso discuti-lo em parceria com outras áreas, como emprego, alimentação e todos esses fatores que acabam influenciando nas questões de saúde da população”, destacou.

O representante do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Hugo Alexandre Vasconcelos, também afirma que a saúde e a promoção da saúde devem ser vistas de forma mais ampla. “A questão da saúde transpassa a questão fisiológica e está relacionada ao bem-estar, ao social e é preciso que os profissionais, sobretudo do SUS, possam ter esse olhar mais ampliado”, afirmou.

Após a solenidade de abertura, houve a apresentação da peça teatral “Mexe-mexe, cidadão”, composta por técnicos da promoção da saúde que abordam de forma lúdica os temas prioritários da promoção da saúde, como alimentação saudável e práticas de atividades físicas.

Conferência magna

A Conferência magna ficou por conta da professora e pesquisadora da Uncisal Almira Alves dos Santos, que ministrou uma palestra sobre “Educomunicação na Promoção da Saúde”, que tratou sobre os referenciais teóricos que devem embasar as ações de promoção e educação em saúde.

“A promoção e educação em saúde é o processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida. Ela deve-se voltar sua atenção para as características e peculiaridades da população, tanto culturais, como socioeconômicas. Aqui vamos discutir quais os recursos serão usados e qual o embasamento teórico que vai subsidiar cada um deles. Se eu consigo me comunicar bem com esses recursos, alinhar meus objetivos, vou conseguir promover ações de educação em saúde de qualidade”, explicou a professora e pesquisadora da Uncisal Almira Alves dos Santos.

Logo após a conferência magna, foi realizada uma mesa redonda com o tema “Educação em Saúde como estratégia de Promoção da Saúde – como desenvolvê-la?”, com as professoras da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Maria Edna Bezerra da Silva e Theresa Cristina de Albuquerque Siqueira e a pedagoga da SMS que atua na GPES Zildene Rodrigues de Lemos.

Durante o período da tarde, foram realizadas oficinas sobre práticas integrativas e complementares, como acupuntura, sustentabilidade e metodologias ativas.

Primeira Edição © 2011