Parada do Orgulho LGBTI+ de Maceió terá apoio

05/12/2017 16:10

A- A+

Ascom Semas

compartilhar:

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) garantiu apoio para a realização da 16° edição da Parada do Orgulho LGBTI+ de Maceió. Em reunião nesta terça-feira (5) com representante da comissão organizadora e a Coordenação da Diversidade Sexual da Semas, a secretária Celiany Rocha acertou detalhes da parceria para o evento.

“Vamos disponibilizar transporte para o translado das apresentações culturais e contribuir para que este evento de luta da população LGBTI+ ganhe as ruas e possa chamar a atenção para a causa”, destacou a gestora.

Messias Mendonça, da comissão organizadora da 16ª Parada do Orgulho LGBTI+ de Maceió, destacou a importância da parceria da Semas. “Este ano vamos contar com o apoio da para o transporte da parte cultural das atividades. É uma parceria importante para que possamos realizar o evento de luta e resistência LGBTI+”, reforçou.

Este ano, a Parada inova e acontece com um ciclo de atividades – entre os dias 11 e 17 de dezembro – que vão chamar atenção para a violência contra os LGBTI+ e trabalhando ainda como eixo central o desenvolvimento do Turismo LGBTI+ em Alagoas, com tema “Turismo LGBTI+ Pela Cidadania e Desenvolvimento Econômico de Alagoas”.

Ainda de acordo com Messias, a programação tem início no dia 11, no Teatro Linda Mascarenhas, com a abertura oficial do 16º ciclo de ativismo LGBTI+ de Alagoas e realização da segunda edição do Casamento Coletivo LGBTI+ do Estado. Já no dia 14, o movimento ocupa o Calçadão do Comércio para chamar a atenção para a violência contra LGBTI+.

No dia 15, às 14h, será concedido o Prêmio de Direitos Humanos Renildo José dos Santos para pessoas que têm trabalho relevante em prol da luta pela igualdade. Entre os agraciados está a secretária Celiany Rocha, em reconhecimento pelo trabalho que a Semas vem realizando em Maceió de defesa dos direitos da população LGBTI+.

A programação conta ainda com diversas atividades culturais pela cidade. E no dia 17, acontece o grande ato, com a realização da Parada do Orgulho LGBTI+, que ocupará as orlas de Ponta Verde e Pajuçara com manifestações pedindo o fim da violência homolesbotransfobica, que ainda mata muitos LGBTI+ em todo país. Alagoas, segundo dados do Grupo Gay de Alagoas (GGAL), até o momento 19 LGBTI já foram assassinados, colocando o estado na quinta colocação nacional em números e no primeiro do ranking em proporção de mortes.

O coordenador da Diversidade Sexual da Semas, José Roberto, lembra que a Assistência Social de Maceió não mede esforços para apoiar ações como a Parada do Orgulho LGBTI+ e reforça o compromisso da gestão municipal com as políticas públicas voltadas para este público. “Apesar de ser uma política nova em Maceió, temos avançado bastante na discussão e garantia de direitos dos LGBTI. Temos um conselho fortalecido e vamos continuar trabalhando pela igualdade, respeito e fim da homolesbotransfobia”, disse.

Primeira Edição © 2011