Governo já distribuiu 5 mil doses de sêmens a pequenos produtores rurais

Ação beneficiou 1.200 famílias de trabalhadores rurais, associações ou cooperativas das regiões da Zona da Mata, Agreste, Semiárido, Sertão e Alto Sertão

04/12/2017 11:52

A- A+

Ascom Juceal

compartilhar:

A Secretaria de Estada da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) entre 2016 e 2017 já distribuiu 5 mil doses de sêmens para pequenos produtores rurais associações ou cooperativas das regiões da Zona da Mata, Agreste, Semiárido, Sertão e Alto Sertão, beneficiando 1.200 famílias. Os dados são da Superintendência de Desenvolvimento Agrário da Seagri e reforça que a distribuição das doses dos sêmens segue rigorosamente o cronograma estabelecido pelo Governo de Alagoas junto aos pequenos produtores de leite no interior do Estado.

De acordo com a Seagri, Alagoas é caracterizado por sua bacia leiteira que integra um papel fundamental na renda e economia de pequenos produtores, que tem o desafio de continuar sendo competitivo e produtivo com diminuição de rebanho devido à predominância de pequenas propriedades.

Para superar e melhorar a qualidade genética do rebanho, a Seagri tem entre seus programas a distribuição de sêmen para incentivar a pecuária familiar através da inseminação artificial, aumentando a produção de leite.

Alagoas ocupa a 4ª posição em ranking nacional de melhoramento genético, influenciando outros estados como Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará em busca de melhorias na qualidade do gado leiteiro.

 


Como reconhece o secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura,  Antônio Santiago, em razão dos resultados satisfatórios com o programa, aumenta a produtividade das pequenas propriedades e a produção de leite em Alagoas.

“Especificamente vai gerar ainda mais a renda dos criadores familiares, com uma maior oferta de leite”, diz Santiago. Segundo ele, isso garantirá a melhoria do padrão genético dos bovinos leiteiros. 

Para 2018, segundo expetativas da Seagri, é que sejam ofertadas pelo Governo de Alagoas 10 mil doses de sêmen das raças Holandês, Gir e Girolando e 50 botijões criogênicos para armazenamento e transporte do material genético.

O superintendente de Desenvolvimento Agrário da Seagri, Hibernon Cavalcante, comemora o grande avanço na produção de leite em Alagoas. “Hoje, é notável o sucesso do pequeno produtor que continua tendo acesso a uma genética tão boa com a ajuda do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, com a oferta do programa de melhoramento genético”, afirma Hibernon.

Antonio Gerson, que representa os 60 pequenos produtores rurais da Associação Apropaleite de Olho D'Água das Flores, afirma que o programa de sêmens do Governo de Alagoas tem facilitado as atividades das famílias que sobrevivem da produção de leite no Sertão.

"Além do aumento na produção de leite, os sêmens têm garantido mais rendas aos nossos associados", comemora Gerson.

Isaías Miranda, que há 20 anos atua na atividade de gado leiteiro em Olho D'Água das Flores, reconhece que o melhoramento genético do rebanho aumentou sua produção e o faturamento.

"Esse programa de sêmen é boa iniciativa do governo e só tem trazido benefícios ao homem do campo", afirma.

A iniciativa da Seagri visa, sobretudo, que os pequenos produtores tenham acesso às raças leiteiras de grande produção de leite.

 

Primeira Edição © 2011