Compras de final de ano têm reforço em segurança

Operação Centro contará com 80 policiais nos horários de pico

01/12/2017 15:55

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

A Polícia Militar do Estado de Alagoas, por meio do Comando de Policiamento da Capital (CPC), iniciou nesta sexta-feira (1º) a ‘Operação Centro’, com o objetivo de reforçar a segurança da população durante a época de final de ano em Maceió. A solenidade que deu início ao reforço contou com a participação do Comandante-Geral da PM, coronel Marcos Sampaio.

“A Polícia Militar tem a missão constitucional do policiamento ostensivo e nós estamos fazendo o esforço para que nesse mês de dezembro, durante essa época de compras de Natal,  a gente proporcione ao cidadão mais segurança durante a sua vinda ao Centro da Capital. Nós estaremos aqui para fazer a segurança e ajudar orientando a população", afirmou o coronel Marcos Sampaio.

Cerca de 80 policiais militares se revezarão diariamente no Centro de Maceió. O trabalho será desenvolvido em dois turnos, de 8h às 14h e de 14h às 20h, inclusive aos sábados e domingos, enquanto o comércio funcionar. Os militares usarão coletes refletivos para proporcionar à população uma melhor visibilidade.

Também está prevista a instalação de uma Delegacia Móvel para dar mais agilidade aos trabalhos de quem realiza o serviço ostensivo, quer seja na confecção de Boletins de Ocorrência e TCO, ou mesmo no atendimento ao cidadão, vítimas de roubos e furtos, como também pessoas perdidas e documentos.

O Corpo de Bombeiros Militar disponibilizará uma equipe diária em uma ambulância para atendimento de situações de emergência ocasionadas por aglomerações de pessoas, questões temporais, dentre outras.

O comandante de Policiamento da Capital (CPC), coronel Neyvaldo Amorim, afirmou que o foco principal da operação está relacionado à prevenção nas áreas de lojas, bem como dos entornos bancários, por meio do Policiamento Preventivo a Pé, Montado e Motorizado, que conta ainda com o reforço do Programa “Força Tarefa”.

“Este ano teremos também o posto de fiscalização que funcionará interligado com o sistema de videomonitoramento do CIODS. Nele, os militares estarão acompanhando através de câmeras instaladas no Centro, em tempo real, todo o movimento de transeuntes e possíveis transgressores. Caso seja verificada alguma irregularidade o policiamento da área será acionado para intervir na ação, ocasionando assim um tempo resposta mais rápido para aquele delito”, explicou o comandante do CPC.

Também participaram da solenidade os coronéis Wilson Silva, subcomandante-geral da PM, e José Augusto Gama, diretor de Pessoal; e os tenentes-coronéis Domingos da Silva, subcomandante do CPC, e Aloísio Soares, comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar, que abrange a área central de Maceió.

Medidas Preventivas para o cidadão

A participação dos cidadãos é de suma importância para o bom andamento da operação. Confira abaixo algumas medidas preventivas indicadas pela PM para evitar que as pessoas se tornem vítimas em potencial de criminosos:

Não manusear dinheiro nas ruas e, se possível, pagar as contas com cartão; 

Evitar locais de aglomerações de pessoas; 

Evitar sair às ruas com joias e adereços que chamem a atenção; 

Ficar atento aos esbarrões; 

Cuidado com a forma de portar ou carregar bolsas e, principalmente, 

Cuidados com a utilização do telefone celular, pois as redes sociais fazem com que as pessoas andem nas ruas de forma dispersa, fator que tem contribuído para o aumento de furtos de aparelhos

Primeira Edição © 2011