Quem já teve trombose pode usar anticoncepcional?

Uma angiologista esclarece alguma dúvidas.

29/11/2017 11:25

A- A+

Assessoria de Comunicação

compartilhar:

Já é de conhecimento dos médicos que os anticoncepcionais combinados aumentam de 3 a 5 vezes o risco de trombose. Mas para quem já teve a doença, é seguro voltar a usar anticoncepcionais?

A pílula anticoncepcional é um método contraceptivo muito comum entre as mulheres. A pílula utiliza da associação da progesterona com o estrógeno para impedir a gravidez. Porém, este medicamento pode levar a complicações como a trombose, uma condição onde ocorre o desenvolvimento de um trombo , um coágulo sanguíneo, nas veias e que causa uma inflamação na parede do vaso. "A ligação entre a trombose e o anticoncepcional é que os hormônios dos anticoncepcionais alteram a circulação e aumentam o risco de formação de coágulos nas veias profundas, dentro dos músculos", explica a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita, angiologista e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

Logo, se para quem nunca teve trombose, os anticoncepcionais podem ser um problema, para quem já passou por um episódio da doença, o medicamento combinado é proibido, segundo a médica. Mas, para estas pessoas existem outros métodos contraceptivos que não levam à trombose. Confira as indicações:

- O DIU de cobre, ou dispositivo intrauterino, é um pequeno dispositivo em formato de T que é colocado dentro do útero para evitar gravidez. Por ser isento de hormônios, o DIU é uma excelente opção para evitar a trombose. "O DIU libera íons de cobre que imobilizam o esperma, dificultando sua chegada até o óvulo. Este método possui 99% de eficácia, dura de 5 a 10 anos e é reversível, podendo ser retirado a qualquer momento", afirma a cirurgiã vascular.

- O DIU hormonal é um dispositivo semelhante ao DIU de cobre que, ao invés de íons de cobre, libera pequenas quantidades de hormônio que impedem que o espermatozoide fertilize o óvulo. "O hormônio presente nesse tipo de dispositivo é a progesterona que, se usada de forma isolada, não aumenta o risco de Trombose. Assim como o outro, esse método possui 99% de eficácia e também é reversível, porém dura apenas de 3 a 6 anos", destaca a Dra. Aline.

- O implante de progesterona ou implante subcutâneo é um pequeno dispositivo colocado logo abaixo da pele do braço que libera pequenas doses diárias de hormônio. "A progesterona presente no implante é isolada e será liberada de forma lenta no organismo, inibindo a ovulação sem aumentar o risco de trombose. Dentre os métodos contraceptivos hormonais, o implante é o que apresenta o menor índice de gravidez indesejada", explica a angiologista.

- A Pílula de progesterona isolada é, como o nome já diz, uma pílula anticoncepcional que contém apenas progesterona. Este método age de duas maneiras: inibindo a ovulação e promovendo o espessamento do muco cervical, o que dificulta a penetração dos espermatozoides. De acordo com a médica, por não ter a associação de progesterona com estrógeno, esta pílula também não causa trombose.

A Dra. Aline Lamaita ainda alerta sobre a importância de se consultar um ginecologista, porque na maioria das vezes em que há uma complicação, um fator de risco está associado e o médico poderá avaliar. "A escolha consciente entre esses métodos contraceptivos cabe a você, seu ginecologista e seu vascular. Cada pessoa reage de uma forma diferente aos anticoncepcionais, por isso você deve conversar com seu médico e descobrir qual o melhor para você", finaliza a médica.

FONTE: Cirurgiã vascular e angiologista, Dra. Aline Lamaita é formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia e do American College of Phlebology. A médica possui título de especialista em Cirurgia Vascular pela Associação Médica Brasileira / Conselho Federal de Medicina. http://www.alinelamaita.com.br/

Primeira Edição © 2011