Sistema de abastecimento "aposenta" caminhão-pipa no Sertão

Dessalinizador foi entregue à comunidade de Santa Cruz, em Canapi

25/11/2017 15:37

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

No povoado Santa Cruz, zona rural de Canapi, Alto Sertão alagoano, não se escutam mais o bater de latas e o ronco do motor do caminhão-pipa. O sistema de abastecimento do programa Água Para Todos leva o líquido potável diretamente para as torneiras das 70 famílias da comunidade.

O sistema conta com um dessalinizador que consegue tornar potável 40% da água extraída do poço artesiano perfurado. O equipamento foi inaugurado na tarde deste sábado pelo governador Renan Filho e o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, no terceiro e último dia do Governo Presente, no Alto Sertão alagoano.

"Antes a gente não tinha condições de comprar um caminhão d'água com nove mil litros por R $ 300 e hoje a gente vai ter água nas torneiras das casas dessas 70 famílias", comemora a moradora Vera Lúcia. 

Em todo o Estado, já são 70 desses sistemas de abastecimento instalados. Até o final de 2018, serão 160, que vão beneficiar cerca de 40 mil pessoas com água potável. "Hoje aqui em Santa Cruz estamos aposentando o caminhão-pipa, garantindo água todos os dias nas torneiras das casas das pessoas, porque só sabe o que é esperar pelo caminhão-pipa e ele não chegar é quem mora no Sertão. Fico feliz com as grandes obras, mas obras como essa aqui me emocionam ainda mais, porque resolvem um problema histórico, coloca os pés do Estado no século 21", declarou Renan Filho.

De acordo com ele, os recursos para a instalação dos dessalinizadores foram viabilizados por meio do senador Renan Calheiros, que prestigiou a inauguração, juntamente com o prefeito de Canapi, Vinícius Lima.

"Os recursos foram conseguidos lá atrás pelo senador Renan Calheiros e estavam aí desde 2012. Quando assumi em 2014, esses recursos iam ser devolvidos, mas nós garantimos a sua utilização", recordou Renan Filho. 

"O que estamos vendo aqui em Santa Cruz é uma transformação muito grande. Isso é muito importante porque vai levar água para a casa das pessoas", observou o senador.

Alexandre Ayres recordou que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), já perfurou mais de 600 poços artesianos em Alagoas. "Com o fortalecimento da Casal, a água tem chegado às cidades, mas é na zona rural que o bicho pega. A população dependia do caminhão-pipa e, por vezes, da água da chuva. Vamos seguir em frente, levando água para quem mais precisa", declarou Alexandre Ayres.

Entrega

Ainda na Comunidade Santa Cruz, a prefeitura de Canapi entregou forrageiras, caixas d'água, cisternas e rolos de arame farpado a trabalhadores da agricultura familiar.

Primeira Edição © 2011