IMA potencializa projeto de fossas agroecológicas ao Sertão

Sistema que faz o tratamento do esgoto para reuso da água e nutrientes é uma das ações que o órgão está realizando durante evento

24/11/2017 11:14

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Instituto do Meio Ambiente (IMA) inaugurou, em parceria com o Instituto Terra Viva, uma fossa agroecológica na Escola do Alto, em Olho D'água do Casado, durante ação na oitava edição do Governo Presente, no Alto Sertão alagoano. Os estudantes puderam auxiliar na plantação de bananeiras que utilizarão dos recursos provenientes do esgoto tratado na fossa para seu crescimento e frutificação. 

A atividade é uma das alternativas sustentáveis para a utilização consciente dos recursos naturais e uma das vertentes adotadas pelo IMA.

As fossas agroecológicas são construídas a partir de pneu, areia e metralha, que no subsolo, tornam-se um filtro que permite o reuso da água e dos nutrientes oriundos do esgoto. 

A instalação no colégio permite uma aproximação dos estudantes com esse tipo de prática sustentável, melhorando a relação entre os jovens e o meio ambiente. Além desse projeto o órgão tem realizado outras ações que incentivam atividades sustentáveis no Sertão alagoano. 

Na mesma manhã houve também a revitalização do girador que dá entrada ao município de Piranhas, com cerca de mil metros de grama e o plantio de diversas mudas nativas da Caatinga, como barriguda, umbuzeiro e craibeira.  

Os técnicos do órgão estiveram, ainda, com a já conhecida Caravana Ambiental e o projeto EcoCine na Escola Luiz Tertuliano da Paz, para sensibilizar os estudantes da preservação do meio ambiente através de brincadeiras e do audiovisual. Essas ações complementaram o Concerto Didático, realizado pela Orquestra Filarmônica de Alagoas, na quarta-feira (22), na mesma escola. 

Nesta sexta-feira (24), o IMA/AL dá continuidade a sua participação no Governo Presente passando também pelos municípios de Delmiro Gouveia, onde haverá inauguração de mais uma fossa agroecológica, e Pariconhas, que terá plantio de mudas e a construção de um miniviveiro.

 

Primeira Edição © 2011