Criador de Toy Story, John Lasseter deixa a Disney/Pixar após acusações de assédio

Rashida Jones e Will McCormack teriam abandonado Toy Story 4 devido ao comportamento do cineasta — segundo fontes, recorrente e conhecido dentro do estúdio

21/11/2017 20:25

A- A+

Adoro Cinema

compartilhar:

John Lasseter, o maior nome da animação em Hollywood nas últimas duas décadas, é o mais novo acusado de assédio na indústria. Diante da iminência da publicação de uma matéria do Hollywood Reporter sobre seu comportamento abusivo, o fundador da Pixar, criador da franquia Toy Story e chefe da Disney Animation publicou uma carta pedindo desculpas por sua conduta, e declarando seu afastamento dos estúdios.

"Recentemente, tenho recebido conversas que tem sido muito difíceis para mim. Nunca é fácil encarar seus deslizes, mas é o único modo de aprender a partir deles", assina Lasseter, revelando que tem refletido sobre sua atuação como líder e que tem ouvido que algumas pessoas se sentiram desrespeitadas e desconfortáveis por seus modos. "Essa nunca foi minha intenção. Coletivamente, vocês são o meu mundo, e eu me desculpo profundamente se eu os decepcionei", declarou.

Rashida Jones e Will McCormack.

Segundo o THR, John Lasseter é um homem conhecido por abraçar seus empregados e outros colegas do mundo do entretenimento. Porém, entre os funcionários da Disney/Pixar, ele também é famoso por "pegar, beijar e fazer comentários sobre os atributos físicos das pessoas". Diversas fontes afirmaram que o cineasta é conhecido por beber excessivamente nos eventos sociais da empresas e nas pré-estreias dos filmes do estúdio, mas que seu comportamento indevido nunca se limitou a essas ocasiões.

Os "avanços indevidos" do cineasta teriam motivado Rashida Jones (Parks and Recreation) e seu colaborador Will McCormack a deixar a produção de Toy Story 4 em sua fase inicial. Eles seguem creditados como roteiristas do longa-metragem, e não quiseram comentar o suposto assédio de Lasseter. A princípio, o afastamento deles teve como justificativa um chavão de Hollywood: "diferenças criativas".

A Pixar nasceu como uma divisão de animação gráfica pertencente à Lucasfilm. Ao lado de Ed Catmull, Lasseter popularizou o CGI na animação lá nos anos 90, por filmes como Toy Story - Um Mundo de Aventuras e Vida de Inseto. Em 2006, quando o Estúdio do Mickey comprou o estúdio, ele se tornou diretor do setor criativo tanto da Pixar, como da Disney. Sob sua chefia, uma companhia se tornou referência de arrecadação bilionária, enquanto a outra recuperou o prestígio perdido há anos.

"Sempre quis que nossos estúdios de animação fossem locais em que os criadores pudessem explorar sua visão com o apoio e a colaboração de outros talentosos animadores e contadores de histórias. Esse tipo de cultura criativa exige vigilância constante para se manter. É construída sobre confiança e respeito, e se torna frágil se algum membro da equipe não se sente valorizado. Como líder, é minha responsabilidade garantir que isso não aconteça; e agora eu acredito que falhei nesse sentido", publicou Lasseter.

O cineasta, então, anunciou um período sabático de seis meses. Revelando orgulho, ciência de que eles seguirão realizar um trabalhando incrível, desejando sucesso no período de festas do fim do ano e esperando voltar a trabalhar com eles de novo em 2018.

Será que retorna?

Primeira Edição © 2011