Serra da Barriga celebra Dia Nacional da Consciência Negra

Notório será marcado por uma vasta programação artístico-cultural em comemoração à data especial

14/11/2017 15:30

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

O Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, no município de União dos Palmares, será palco de uma programação especial em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro em todo o Brasil.

A vasta programação é parte de uma série de ações que marcam o mês da Consciência Negra no país, fruto da parceria da Fundação Cultural Palmares (FCP), Ministério da Cultura (MinC), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e Prefeituras de Maceió e União dos Palmares.

A programação tem início ainda na madrugada. Às 4h, religiosos de matriz africana realizam uma cerimônia em homenagens aos ancestrais. Às 8h30, as autoridades serão recepcionadas por um cortejo formado pelos religiosos, seguido de uma grande homenagem ao herói nacional Zumbi dos Palmares. Às 9h, a Polícia Militar de Alagoas (PM) realiza uma salva de 21 tiros em homenagem a Zumbi dos Palmares. Após o ato, será feita a composição do palco.

Ações do Governo do Estado, como a assinatura da ordem de serviço pelo governador Renan Filho, para a construção da via que dá acesso à Serra da Barriga, estão marcadas para este mesmo momento. Às 11h30 começa um grande momento repleto de apresentações culturais que seguem até o final do dia.

Na ocasião, também será instalado o Comitê Gestor e apresentado o dossiê que embasou a candidatura da Serra da Barriga ao título de Patrimônio Cultural do Mercosul , o último dia 11 deste mês.

A partir das 19h30, outras apresentações culturais serão apresentadas ao público. Às 21h, uma banda local promete arrastar todos para uma grande festa. A cantora alagoana Naná Martins se apresenta às 23h e a cantora Margareth Menezes às 00h; todas as apresentações serão realizadas na Serra da Barriga.

Primeira Edição © 2011