Chegando " o dia da fraude" é preciso ficar atento.

Comércio antecipa e intensifica campanha da "Black Friday"

08/11/2017 10:12

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Hugo Taques

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Chegando “o dia da fraude”.

O comércio varejista já começou a divulgar, com toda força, a ‘’black friday brasileira’’ e,  novamente,  vem à tona nossas preocupações, que já são recorrentes, com os descontos “falsos’’, com a  falta dos produtos anunciados, com a demora na entrega e garantias prometidas, problemas que as instituições de defesa ao consumidor não conseguem dar conta.

É uma data bastante aguardada pela população, inclusive por mim,  e muitos  até economizam algum dinheiro para gastar nessa promoção, originalmente criada nos Estados Unidos como a largada da temporada de compras de natal, mas que no Brasil, com a cultura do “ querer tirar proveito de tudo em benefício próprio”   o evento virou motivo de piadas e passou a ser mais conhecido como “black fraude” ou “o dia da fraude”. Aliás, são fatos que se repetem em todas as campanhas promocionais  no comércio local e nacional. Falta transparência dos lojistas e o poder público, por mais que crie  e regulamente leis, não tem estrutura para coibir os abusos dos comerciantes e proteger o consumidor.

Portanto somos nós mesmos que temos que nos defender, denunciando abusos e mentiras pelas nossas redes sociais (uma grande arma),  não comprando falsas promoções e pesquisando  idoneidade de empresas antes de fechar um negócio. Já caí em armadilhas desses “ desonestos comerciantes”  e, mais um ano,  estou aguardando a data para comprar alguns produtos por isso pesquisei e compartilho alguns cuidados para as compras durante a Black Friday.

“DENUNCIE AO PROCON – Constatando alguma irregularidade na promoção, denuncie ao PROCON.

PROGRAME-SE COM ANTECEDÊNCIA - Apesar de algumas lojas iniciarem antecipadamente as ofertas, na maioria das lojas, a Black Friday começa à 0h da data marcada e termina às 23h59 do mesmo dia.

FAÇA UMA LISTA - Relacione tudo aquilo que você pretende comprar. Isso ajuda a se organizar e não se perder em meio à grande quantidade de ofertas.

FAÇA UM ORÇAMENTO - Saiba quanto você pretende gastar com cada item que deseja. Evite excessos que podem exceder o limite do cartão de crédito.

FUJA DOS HORÁRIOS DE PICO - Os picos de acesso ao site do Black Friday, assim como das outras lojas participantes, geralmente acontecem entre 0h e 2h e entre 12h e 14h. Evite esses horários.

COMPARE OS PREÇOS - Antes de comprar, compare os preços dos produtos em oferta com os de outras lojas participantes e até com os de lojas que não estão oferecendo descontos.

CONHEÇA O SITE - Procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, endereço e canais de contato). Se o fornecedor não possuir essas informações, escolha outro.

CONHEÇA AS REGRAS - Leia a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados.

ANALISE O PRODUTO - Veja a descrição do produto, compare-o com outras marcas e certifique-se de que ele supre suas necessidades.

GUARDE DOCUMENTOS - Imprima e/ou salve todos os documentos (telas) que demonstrem a compra e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios etc.

DESCONFIE - Evite sites que exibem como forma de contato apenas um telefone celular. Prefira fornecedores recomendados por amigos ou familiares.

ATENTE À SEGURANÇA - Instale programas de antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e os mantenha atualizados.

USE SEU COMPUTADOR - Nunca realize transações online em lan houses, cibercafés ou computadores públicos, pois eles podem não estar adequadamente protegidos.

SELO BLACK FRIDAY LEGAL - A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico criou um Código de Ética para o Black Friday. As lojas virtuais que aderiram ao texto se comprometeram a anunciar ofertas reais e manterão o "Selo Black Friday Legal” à mostra. Caso a loja não cumpra o acordo, ela poderá sofrer suspensão.”

Hugo Taques - Consumidor

PS: Nem todos lojistas/comerciantes são desonestos,nem toda campanha é mentirosa.

 

Primeira Edição © 2011