Plantão Social fortalece vínculo familiar no sistema prisional alagoano

Iniciativas no Núcleo Ressocializador garantem acesso de reeducandos a direitos sociais

06/11/2017 07:20

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Realizar orientações e encaminhamentos referentes aos direitos dos custodiados e de seus familiares é uma das diretrizes da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), que através do projeto Plantão Social, desenvolvido pelos profissionais do Núcleo Ressocializador da Capital (NRC), garante acesso a serviços públicos aos privados de liberdade.

O Plantão Social idealizado pelo serviço social da unidade acontece mensalmente, no último sábado de cada mês, durante a visita social aos internos. Durante as iniciativas, os servidores apresentam informações sobre os benefícios assistenciais, previdenciários, serviços de saúde, educação e demais referentes ao universo carcerário.

A assistente social Layane Melo explica como surgiu o projeto. “Observamos que 70% dos familiares dos reclusos do NRC residem no interior do Estado e, em razão da condição financeira, só conseguem comparecer ao presídio nas visitas sociais. Mediante esse levantamento, pensamos num momento onde os reclusos e seus familiares sejam orientados e encaminhados para alguns serviços públicos de direito”, conta.

“Vale salientar que todas as orientações possuem cunho informativo acerca dos direitos sociais, com objetivo de contribuir com a cidadania dos reclusos e seus familiares, além de fortalecer e resgatar dos vínculos familiares”, completa a assistente social. O NRC é uma unidade de referência no país, com uma metodologia baseada no respeito, trabalho e educação. 

Primeira Edição © 2011