Direitos da população: servidores atuam

Cerca de dois mil trabalhadores agem nas demandas

29/10/2017 11:50

A- A+

Ascom Semas

compartilhar:

O Dia do Servidor Público (28 de outubro), além de comemorativo, é um dia para exaltar o trabalho realizado pelos diversos profissionais da Prefeitura de Maceió em prol da população maceioense. Na Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), cada servidor, quer seja efetivo, comissionado ou prestador de serviço, tem um importante papel na execução dessa política pública no município. E na Assistência Social esse papel significa  garantir os direitos das famílias em vulnerabilidade social ou que tiveram seus direitos violados.

A Semas possui 46 equipamentos sociais funcionando. Nessas unidades, cerca de dois mil servidores trabalham diariamente atendendo as demandas da população que mais precisa. Uma delas é a psicóloga Luciana Batista, que  atua na secretaria desde 2013 no Serviço de Abordagem Social (Seas) do Centro de Referência Especializado  de Assistência Social (Creas) Santa Lúcia.

Para a servidora, é uma felicidade poder trabalhar no resgate do projeto de vida de pessoas que vivem nas ruas. “Um grande número de pessoas que atendemos já não estão mais nas ruas, têm sua casa, estão inscritos em programas habitacionais, recebendo Bolsa Família, aluguel social. Isso, para nós profissionais, é uma grande conquista. Através do contato diário e do fortalecimento de vínculos, conseguimos tirá-los da rua. É uma vitória ver alguns de nossos usuários que são dependentes químicos se recuperarem, terem autonomia e seus direitos garantidos”,  afirmou a psicóloga.

Nesses quatro anos, a psicóloga viveu muitas experiências  positivas. “Conseguimos retirar recentemente das ruas duas famílias que moravam na região da Feirinha do Tabuleiro. Uma família com seis e outra com sete membros. O Creas, por meio da Semas, conseguiu documentação, aluguel social e as crianças foram inseridas na escola com a parceria do Conselho Tutelar. Essas famílias também serão inscritas em programas habitacionais. É uma conquista que nos deixa muito felizes. Amo o que eu faço. É por isso que nunca saí da Abordagem Social. É uma forma de me sentir ativa e útil servindo aos outros”, destacou Luciana.

No prédio sede da Semas, a assistente administrativa Rita Lima é conhecida pela alegria no ambiente de trabalho. Ela atua há 30 anos, desde o início do funcionamento da secretaria e passou por vários setores. “Fui me envolvendo e me apaixonei pelo que faço. Já fui coordenadora do antigo setor de Carteiras Especiais, coordenadora administrativa do Cras Dom Adelmo Machado e até conselheira tutelar”, disse a servidora.

Pelo excelente trabalho realizado como conselheira tutelar, Rita Lima recebeu esta semana, da Câmara de Maceió a Comenda Conselheiro Tutelar Gonçalo Minim de Lins, durante o II Seminário interestadual de Fortalecimento, Integração e Mobilização social do Sistema de Garantia de Direitos, promovido pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev). “Atuei como conselheira tutelar e também presidente do Conselho Tutelar de 1996-1999. Foi o primeiro Conselho Tutelar de Maceió. Antes era um único conselho para toda a capital”, contou.

A servidora fala de como se sente depois de trabalhar tantos anos na Assistência Social. “Eu amo a vida e as pessoas. Saio de casa para trabalhar como se fosse o meu primeiro dia de trabalho, 13/01/1985. Venho trabalhar com a mesma vontade. A Assistência Social é um ganho muito grande para a população que precisa. Crescemos muito nesses anos, com os Cras, Creas, Serviço de Convivência, abrigos, dentre outros. Sinto-me orgulhosa de fazer parte desse órgão e de ter conhecido pessoas especiais. Meus colegas de trabalho brincam que sou patrimônio da Semas e realmente me sinto assim. Poderia ter ido para outras secretarias, mas nunca quis, porque o que me faz bem é o ambiente de trabalho e aqui me sinto em casa”, ressaltou Rita Lima.

Para a secretária de Assistência Social, Celiany Rocha, é gratificante conviver diariamente com profissionais que levam a Assistência Social a sério, pensando sempre no bem-estar e na melhoria da qualidade de vida de centenas de usuários. “A Semas parabeniza todos os seus servidores pelo Dia do Servidor Público e pela disposição em servir a população maceioense”, disse a gestora.

Primeira Edição © 2011