Ações da Prefeitura dão nova cara à comunidade da Moenda

28/10/2017 09:19

A- A+

Ascom Semds

compartilhar:

Quem hoje passa pela Grota da Moenda vê mais cores, arte e sustentabilidade. A comunidade situada entre os bairros Feitosa e Pitanguinha recebeu uma intervenção da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), e ganhou a pintura de imóveis, grafitagem em paredões, horta e pomar urbanos, parque infantil e melhorias na infraestrutura e iluminação. Os serviços contaram com a ação integrada de órgãos municipais.

“A intervenção foi pautada por ações ambientais que priorizem a sustentabilidade com a participação dos moradores. O cidadão é parte essencial neste processo e, na Moenda, é ele quem vai ser o ator principal, pois é quem vive no bairro e também tem a responsabilidade de mantê-lo cuidado. Criamos hortas, parque infantil sustentável, levamos arte aos paredões, estamos com ações educativas para incentivar o sentimento de pertencimento da população com aquele local para que eles ajudem a cuidar”, disse o titular da Semds, Gustavo Torres.

O secretário explica que a horta e o pomar foram estruturados em tonéis de ferro e carcaças de geladeira, materiais que foram recuperados de pontos de descarte irregular de lixo na capital. As casas receberam pintura com cores vivas para beneficiar o aspecto visual, houve a instalação do espaço de lazer infantil com brinquedos produzidos a partir de materiais recicláveis e de madeira proveniente de reflorestamento, além de uma horta vertical com plantas medicinais.

Outro trabalho realizado pela Semds no espaço foi o paisagismo, com o plantio de plantas ornamentais utilizando caqueiras produzidas com pneus velhos. Entre as novas cores da Moenda, os destaques estão nos paredões que receberam as artes em grafite feitas pelos artistas Joe Santos e Sevi.

A comunidade também já foi beneficiada com a recuperação de escadarias de acesso, por meio do trabalho da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), que também está pavimentando o acesso principal. A Moenda recebeu ainda novas luminárias com a tecnologia de LED implantada pela Superintendência Municipal de Iluminação Pública (Sima).

Primeira Edição © 2011