Senai abre oficialmente a 20ª edição do Proleite

26/10/2017 13:33

A- A+

Assessoria de Comunicação

compartilhar:

O Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai/AL) promoveu, nesta quinta-feira, 26, a abertura da 20ª edição do Proleite, seminário que proporciona, aos produtores e laticinistas, maior conhecimento técnico e tecnológico em relação aos processos da manipulação do leite. O evento, que tem o patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), acontece no Parque da Pecuária, como parte da Expoagro, e termina nesta sexta-feira, 27.

Os pequenos produtores, especialmente do interior do Estado, são os grandes beneficiados com a iniciativa. “A importância desse seminário se mede pelo número de edições e, sendo essa a vigésima, percebemos que já é algo estratificado no corpo da indústria leiteira de Alagoas. Nós procuramos sempre viabilizar o acesso ao aspecto técnico, trazemos ao âmbito regional uma série de informações e de palestras que os pequenos produtores não teriam acesso”, disse o diretor regional do Senai, Marben Loureiro, durante a solenidade de abertura.

Para o diretor técnico do Sebrae, Ronaldo Moraes, a eficácia do Proleite se dá, também, pela parceria mantida entre as entidades há duas décadas. “A gente sente muito orgulho de estar há mais de vinte anos junto com todos esses parceiros. Formamos diversos técnicos, conseguimos fazer com que as pessoas realizassem um trabalho dentro das normas e, ainda, trazemos conhecimento a elas”, frisou.

Concurso Lácteo atesta excelência de produtos alagoanos

Nesta edição, o Concurso de Produtos Lácteos teve o maior número de empresas participantes (24), bem como o maior número de produtos (110), em 15 categorias. A instrutora de Alimentos do Senai/AL, Larissa Casado, destacou a excelência do produto do ano.

“A avaliação é feita com produtos que recebem mais de 80% de excelência e, neste ano, o produto ganhador tem características nossas, o queijo de coalho, que recebeu 96,36% de excelência”, informou.

O 20º Proleite tem o apoio do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, além da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), do Sindicato das Indústrias de Latícinios e Produtos Derivados do Leite de Alagoas (Sileal), da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal).

Estiveram presentes à abertura do Proleite o presidente da ACA, Domício Silva; o presidente do Sindileite, André Ramalho; o presidente do Sileal, Arthur Vasconcelos; o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, além de laticinistas e produtores.

Primeira Edição © 2011