25 de Outubro Dia Nacional do Dentista

Porto Seguro Odontológico fala sobre a saúde bucal dos brasileiros e aponta alternativas para cuidados

25/10/2017 16:47

A- A+

Aline Casemiro

compartilhar:

No dia 25 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Dentista, porém, um breve olhar sobre os últimos dados apresentados pelo Ministério da Saúde revela que grande parte dos brasileiros ainda não recorre a estes profissionais tanto quanto deveria: de acordo com a pesquisa realizada pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP), 20% da população não comparece aos consultórios de dentista. Atenta a esta questão, o Porto Seguro Odontológico aborda alguns fatores que podem ser barreiras para os cuidados dentários da população e também dá dicas de como aprimorar a saúde bucal. Confira:

Barreiras frequentes:

  • Restrições pessoais

“Condições financeiras, grau de interesse e até mesmo medo estão entre alguns dos fatores que afastam os pacientes das visitas aos dentistas”, destaca a odontologista Jane Tonani, do Porto Seguro Odontológico. De acordo com a especialista, o recomendado é comparecer ao consultório pelo menos duas vezes ao ano.

  • Realização de tratamentos “pela metade”

Embora serviços mais simples – tais como limpeza e restaurações de resina – estejam entre os mais procurados, deixar de ir ao dentista após o fim desses tratamentos não resolve. “Isso ocorre porque muitas pessoas não sabem que as várias especialidades da Odontologia são complementares. Por exemplo: remover cáries sem tratar um possível quadro de gengivite não elimina os microrganismos presentes na boca; da mesma forma, extrair um dente sem repor o espaço por meio de prótese ou aparelho prejudica o alinhamento dos dentes, a articulação e a mastigação”, explica Jane.

  • Desatenção à evolução de pequenos problemas

Existem alguns problemas de saúde bucal que, embora sejam considerados pequenos no início, podem evoluir para situações graves. “Um exemplo típico é a própria cárie, que é vista como banal, mas, uma vez instalada e não tratada, pode afetar a polpa dentária e resultar no famoso canal ou, em longo prazo, na perda do dente afetado”, alerta a odontologista. “Além disso, destaca-se também agengivite – uma inflamação da gengiva que, em caso de agravamento, se transforma em uma infecção do osso, conhecida como periodontite. Em casos extremos, tal infecção pode até mesmo atingir a corrente sanguínea e se instalar no coração, gerando a denominada endocardite infecciosa. Em suma, quanto mais vezes se procura um especialista, mais cedo os problemas são interrompidos”, completa a Jane Tonani.

Como melhorar os cuidados:

Recorrer a profissionais sob indicação

Todo cuidado é pouco na hora de eleger um dentista de confiança. “Pedir indicação de familiares, amigos e outros profissionais é um bom caminho, e no caso de operadoras de plano de saúde, a sugestão é consultar a rede referenciada e a central de atendimento para encontrar a melhor opção”, comenta a odontologista.

Repetir as instruções do dentista na rotina diária de higiene

Embora as visitas ao dentista sejam primordiais, a saúde bucal só pode ser mantida com dedicação e boas práticas no dia a dia. “Mesmo que não seja viável visitar um profissional com alta frequência, é possível fazer uma higienização diária completa baseada na orientação recebida em consultório”, ensina Jane.

Optar por um bom plano odontológico

Segundo dados da ANS (Agência Nacional de Saúde), nos últimos dez anos, a procura por planos odontológicos vivenciou um aumento de 145%. Disponíveis no mercado em diferentes modalidades e coberturas, estes seguros oferecem uma ampla gama de tratamentos que viabilizam o acesso da população à saúde bucal.

Sobre o Porto Seguro Odontológico

Destinado às empresas a partir de quatro vidas que buscam oferecer benefícios diferenciados aos seus profissionais, o Porto Seguro Odontológico possui diferentes modalidades de planos e coberturas. A carteira de clientes tem mais de 7.500 empresas e mais de 520.000 segurados, possui uma rede referenciada nacional com mais de 19.000 opções de atendimento em todas as especialidades, Central de Atendimento própria 24h para atender os segurados e pode ser contratado em todo o território nacional.

Primeira Edição © 2011